sábado, 24 de abril de 2021

Share & Care - Saturdays

Olá a todos! Espero que estejam bem e preparados para mais um sábado Share & Care, hoje, dedicado ao Self Care.

Sabem o que é exatamente o Self Care? Este conceito surgiu aproximadamente há 40 anos e está relacionado com o autocuidado e com um estilo de vida saudável. Segundo afirma a psicóloga clínica Helen. L. Coons, é "a ação de alguém em torno do bem-estar físico, emocional, relacional, até profissional, educacional ou mesmo espiritual, que se reflete na forma como tomamos conta de nós próprios nos níveis mais fundamentais." 

Como podemos constatar, é um conceito fundamental que envolve a nossa consciência em relação ao cuidado que devemos ter connosco próprios. Contudo, o Self Care tem sido, em parte, "vítima" de alguns ideais que o associam ao egoísmo. Na minha opinião, o importante é que sintamos sempre o equilíbrio que deve existir entre tudo o que fazemos. Não vamos associar o Self Care nem ao narcisismo nem ao desleixo, mas sim encontrar o equilíbrio entre o cuidarmos de nós e dos outros. Como a mesma autora acima mencionada referiu, "quando tomamos conta de nós mesmos em todos os aspetos da nossa vida, temos mais energia e inspiração para cuidar dos outros, quer em casa, no trabalho, ou na nossa comunidade."

E é inspirada no conceito do Self Care que hoje te desafio a refletires sobre os cuidados que tens tido contigo e deixo-te algumas sugestões de atitudes positivas para este sábado.

Self Care Saturday: 
  • Acordar sem pressa, espreguiçar e alongar bem, sorrir e sentir gratidão pelo novo dia;
  • Cuidar da higiene pessoal;
  • Vestir algo confortável e bonito;
  • Fazer a aula de Swásthya Yôga de Sábado;
  • Fazer uma caminhada no meio da Natureza - sentir o sol a envolver o rosto ou, em caso de chuva, fechar os olhos e inspirar profundamente sentindo o cheiro a terra molhada;
  • Ler um bom livro;
  • Ver uma série;
  • Aromatizar a casa com uma vareta de incenso káli-danda;
  • Desfrutar com consciência de cada momento e atividade do dia: desde as mais simples às mais complexas ou demoradas;
  • Viver com alegria e entrega sinceras.
Estas são apenas algumas das muitas coisas que podes fazer por ti e, inevitavelmente, pelos que te rodeiam. Lembra-te que ao cuidares de ti estás também a cuidar dos outros. 




Espero que tenhas gostado destas dicas e que partilhes connosco, nos comentários, que atitudes de self care já costumas ter ou estás a pensar adotar. Se ainda não és nosso aluno, sugiro que comeces por trazer o Yôga para a tua vida. Lembra-te, fazemos Escola desde 2002. (geral@yoga5deoutubro.org)

Bom fim-de-semana cheio de Self Care,

Bárbara (basi.yoga).

6 comentários:

  1. Obrigado BáSi. Faço isso quase tudo :-)

    ResponderEliminar
  2. Que bom, Zé Paulo. :) obrigada pelo feedback. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Querida BáSi, de tudo o que nomeias, falta-me ler o livro e ver uma série!
    Que lista boa de dicas para cuidarmos de nós!
    Tão importante. Obrigada, Beijinhos 😍

    ResponderEliminar
  4. Que bom, querida Carlota. Belo self care💖👌😘

    ResponderEliminar
  5. Que bom, realmente nunca é demais lembrar, o cheiro a terra molhada é sem dúvida o que mais gosto, faz-me lembrar coisas tão boas! Obrigado Basi! :D

    ResponderEliminar
  6. Minha linda, este post deveria ser repetido constantemente! Self care is to care ourselfs by care the self. Tento fazer isto tudo e, sobretudo agradecer pelo bom e menos bom da vida. Então, vejo séries, sinto o ar que respiro, gosto de chuva a molhar-me o rosto, gosto de séries que me emocionem, gosto do simples, do divino, e de sair da minha área de conforto. Gosto de estar sozinha na natureza para me renovar. E olhar como se fosse a primeira vez para coisas muito simples...gosto de beijar as minhas plantas! Gosto de estar em família e com amigos! Há tanta coisa boa nesta vida!
    Para mim é dos posts mais importantes. Sem ele não há o EU!
    Obrigada doce BáSi💖

    ResponderEliminar