Sextas de flexibilidade e sextas de yamas
Bom dia, queridos leitores,
A semana que culminou na sexta-feira brilhante de dia 26 de Março foi dedicada à flexibilidade. A instrutora Marina Sanches falou-nos de uma forma incrível e inspiradora sobre a forma como o corpo e a mente se conjugam harmoniosamente na conquista da flexibilidade (como em muitas outras coisas da nossa vida).
Flexibilidade é alongamento, maleabilidade, a capacidade de nos movermos com agilidade e facilidade.
Quando somos crianças, todos nós somos flexíveis, o nosso corpo move-se de uma forma orgânica e fácil, sem pensar, sem esforçar. À medida que crescemos, vários factores vão-nos modificando. Mas está sempre ao nosso alcance alterar o nosso estilo de vida, se desejamos mais flexibilidade, maior liberdade de movimentos (quem não deseja?).
Genética, articulações, músculos, alimentação e a nossa mente, são os principais factores que condicionam o alongamento, mas todas podem ser trabalhadas, sempre com auto-conhecimento, respeito por nós mesmos, consciência dos nossos limites e do nosso próprio tempo.
Aceitação, negociação, comunicação, são chave para que possamos ir mais adiante no trabalho, não só do ásana, como de toda a prática de Yôga e também nas relações interpessoais, no local de trabalho, e na vida, no dia-a-dia.
Espero que tenham gostado desta aula pelo menos tanto como eu, deixem a vossa opinião nos comentários. Qual a vossa experiência na conquista da flexibilidade? Quais os maiores desafios?
Hoje teremos a fantástica instrutora Rita Frazão Gonçalves a falar-nos de Yamas! Alguém sabe o que são os yamas? Não irei explicar aqui hoje, para que possam ser surpreendidos mais logo. Estou certa que será mais um momento de aprendizagem e inspiração. Não faltem! :) Até logo!
Obrigada Marta por mais um belo artigo de bright Friday.
ResponderEliminarFoi muito bom ouvir a Marina, fiquei realmente com vontade de saber mais. A ideia de "negociação" fez-me muito sentido 🤔😀😉
Até logo!!!!🎉
Obrigada pelo teu comentário, Carlota :) Espero que a instrutora Marina possa vir a dar um curso sobre o assunto, é mesmo interessante e ela comunica de uma forma muito cativante. :D Até logo!
EliminarFantástico texto.
ResponderEliminarInspirador e transformador.
É soberbo ver a como verdade de um Instrutor e a vivência de um aluno de Formação profissional nos motiva e faz me acreditar que esta egregora é muito unida!
Obrigada professora Ana Paula! :)
EliminarAcabei de ouvir e adorei. Muito esclarecedor. Devíamos de ter uma aula, presenciar sobtr o tema "Yôga e anatomia" com a Mariana.
ResponderEliminarAinda tenho que ir ver a aula da Marina. Eu adoro o corpo humano, todo o sistema musculo-esquelético, por isso devo adorar. Hoje tive a sorte de poder assistir à aula de yamas da querida Instrutora Rita Gonçalves e adorei, que material de estudo fantástico! Com reflexões finais muito inspiradoras :)
ResponderEliminar