sexta-feira, 30 de abril de 2021

BRIGHT FRIDAYS

 Desmistificando o Yôga


Trago-vos aqui um pouco da última sexta-feira brilhante, com o tema "Desmistificando o Yôga", dada pelo Professor Hugo de Sousa. 

É difícil fazer uma síntese que faça jus àquilo que foi conversado e transmitido pelo Professor Hugo, pois foi uma hora muito rica, muito vasta de conteúdos, de referências, de ligações.


representação de Pashupati (Shiva) (segundo a interpretação mais aceite), encontrado em Mohenjo Daro, data de 2350-2000 AEC

  • O que é então o Yôga?
O Yôga é qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao samádhi, o estado de hiperconsciência ou megalucidez.
Segundo Patañjali (século III A.E.C.), "yôgash chitta vritti nirôdha" traduzido como "yôga é a supressão da instabilidade da consciência".

  • Como se chega ao samádhi
Através da prática, neste caso, do Ashtánga Sádhana (e de outras práticas avançadas), desenvolvendo capacidades físicas e mentais que estão "adormecidas" em todos nós. Mas há um ponto fulcral que precisa de ser desenvolvido para que seja possível alcançar a consciência expandida: o despertar da kundaliní

  • O que é a kundaliní?
A kundaliní é uma energia física, de natureza neurológica e manifestação sexual. É a energia do Universo, presente em nós, e é representada sob a forma de uma serpente. Esta energia está latente no chakra raiz, múládhára chakra. Quando esta energia desperta, ascende através dos sete chakras principais até ao sahásrara chakra, conduzindo o praticante ao samádhi. 
Segundo Shivananda (1854-1934), sem kundaliní não existe samádhi.


Ilustração do livro Chakras e Kundaliní, Mestre DeRose


Este despertar da kundaliní não é, na maioria dos casos, um processo imediato ou instantâneo, mas sim uma evolução gradual, lenta, de expansão da consciência, de autoconhecimento, de autoentrega. Com a imersão na prática, ao longo de anos, o yôgin percebe cada vez mais capacidades, mentais e físicas. E essa percepção permite aceder a sectores do inconsciente coletivo (ákásha), e assim resgatar conhecimentos que ficaram contidos no próprio Universo ao longo de milhares de anos. 

Sobre isto e muito mais, falou o Professor Hugo de Sousa, e seriam precisas muitas mais horas para realmente compreender a dimensão daquilo que está  subjacente à prática e à vivência desta filosofia milenar, património cultural e imaterial da humanidade, que é o Yôga.


Hoje teremos a Professora Lisete Quintino a falar-nos sobre Karma, lei da acção e reacção, um tema muito interessante, nesta que será mais uma Bright Friday cheia de sabedoria e alegria. 

Deixem as vossas opiniões, o vosso conhecimento, as vossas experiências, nos comentários abaixo. 

Muito obrigada pela vossa presença aqui no blog da nossa Escola de SwáSthya Yôga 5 de Outubro.


9 comentários:

  1. Foi, sem dúvida, uma Bright Friday cheia de sabedoria. Gostei imenso do tema e da sua excelente explanação 👌

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Marta! Excelente texto. Eu retive uma frase da BF do Professor Hugo:"tantra é o autoconhecimento através do outro". Maravilhoso. Sobre a minha experiência... Na Bright Friday de dia 14 vou contar um pouco sobre ela :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Inês! Essa frase é muito boa, obrigada por mencionares. :) Estou ansiosa por aprender contigo na tua bright friday! <3

      Eliminar
  3. Belíssimo post Marta!🤗 Com direito a representações de Shiva de Mohenjo Dari e tudo🤓
    Adoro ver as nossas Bright Fridays e guardar todos os teus comentários sobre elas, são muito bons! Obrigada pelo teu poder de síntese 💥👊👏

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Marta.
    Agradeço a disponibilidade da gravação da BFriday.
    Do que retenho das palavras sábias do Professor Hugo de Sousa é o mantra que deve ser o de todo yôgin:
    "Ética e dignidade humana"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada professora Ana Paula! Mais uma frase excelente do professor Hugo, foi realmente uma aula recheada de aprendizagem! Vou revê-la algumas vezes para conseguir incorporar tudo. :) Saudades <3 espero que nos possamos encontrar ou ver em breve :)

      Eliminar
  5. Martinha, adoro ler e reler o résume de todas as BF! A tua entrega, o modo de escrever tão assertivo, as imagens criteriosamente escolhidas.
    Neste discurso tão fluído do Professor Hugo, retive que a nossa evolução como Seres Humanos vem através das "dores nos ossos". Mas vale a pena quando a meta é o auto-conhecimento e a felicidade!

    ResponderEliminar
  6. Obrigada querida Cláudia! <3

    ResponderEliminar