segunda-feira, 5 de abril de 2021

INSPIRING MONDAYS

 EGRÉGORA

Hoje vamos conversar um pouco sobre o conceito de egrégora.

"Egrégora designa a força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade. Todos os agrupamentos humanos possuem suas egrégoras características: todas as empresas, clubes, religiões, famílias, partidos, etc." DeRose

Todos somos condicionados por esta força gregária e, esse condicionamento, pode ser consciente ou inconsciente, escolhido por nós ou não.

Por isso, é importante sabermos escolher e conhecer os grupos aos quais queremos pertencer. Se sentimos satisfação e crescimento pessoal, estamos no grupo certo. Se acontecer o contrário é melhor pensar em abandonar essa relação.

Fica aqui uma história que eu acho muito inspiradora.    

"Um membro de um determinado grupo, ao qual prestava serviços regularmente, sem nenhum aviso, deixou de participar das suas atividades.

Após algumas semanas, o líder daquele grupo decidiu visitá-lo. Era uma noite muito fria.

O líder encontrou o homem em casa sozinho, sentado diante da lareira, onde ardia um fogo brilhante e acolhedor. Adivinhando a razão da visita, o homem deu as boas-vindas ao líder, conduziu-o a uma grande cadeira perto da lareira e ficou quieto, esperando. O líder acomodou-se confortavelmente no local indicado, mas não disse nada. No silêncio sério que se formara, apenas contemplava a dança das chamas em torno das achas de lenha, que ardiam. Ao cabo de alguns minutos, o líder examinou as brasas que se formaram e cuidadosamente selecionou uma delas, a mais incandescente de todas, empurrando-a para o lado. Voltou então a sentar-se, permanecendo silencioso e imóvel.

O anfitrião prestava atenção a tudo, fascinado e quieto. Aos poucos a chama da brasa solitária diminuía, até que houve um brilho momentâneo e o seu fogo apagou-se de vez.

Em pouco tempo o que antes era uma festa de calor e luz, agora não passava de um negro, frio e morto pedaço de carvão recoberto de uma espessa camada de fuligem acinzentada.

Nenhuma palavra tinha sido dita desde o protocolar cumprimento inicial entre os dois amigos. O líder, antes de se preparar para sair, manipulou novamente o carvão frio e inútil, colocando-o de volta no meio do fogo. Quase que imediatamente ele tornou a incandescer, alimentado pela luz e calor dos carvões ardentes em torno dele.

Quando o líder alcançou a porta para partir, o seu anfitrião disse:

- Obrigado pela sua visita e pelo belíssimo sermão. Estou voltando ao convívio do grupo. Bem-haja!"

Reflexão: Aos membros de um grupo vale a pena lembrar que eles fazem parte da chama e que longe do grupo eles perdem todo o brilho. Aos líderes, vale lembrar que eles são responsáveis por manter acesa a chama de cada um e por promover a união entre todos os membros, para que o fogo seja realmente forte, eficaz e duradouro.

(Autor desconhecido)


Moral da história: todos brilhamos quando estamos unidos e a inspirar-nos uns aos outros. Cada um com o seu brilho e a sua cor especial, cada um na sua fase de florescimento, cada um alimentando o grupo e o grupo alimentando cada um.

Assim é na nossa Escola e assim será... SwáSthya! 

Uma feliz segunda-feira para ti e para todos nós. Inspira-te e inspira-me :)

Zélia Couto e Santos

Profª de SwáSthya Yôga



12 comentários:

  1. Muito obrigada querida Mestre Zélia, que história fantástica para iniciar a semana com o conceito de egrégora em mente.

    ResponderEliminar
  2. A força do grupo faz-nos chegar mais perto dos nossos objectivos comuns e mais longe individualmente 💪 Gostei muito da história. Boa semana!🤗🌻

    ResponderEliminar
  3. Que a chama se mantenha sempre acesa!

    ResponderEliminar
  4. A união faz a força!

    ResponderEliminar
  5. Esta história fez-me lembrar de uma frase que a Mestre diz muita vez e que gosto bastante: "A soma do todo é maior que a soma das partes". A 5 de Outubro é Maior que a soma de todos nós 😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo querida Cláudia e é muito importante termos consciência disso :) beijinhos

      Eliminar
  6. Obrigada pela partilha. Adorei o moral da história :)

    ResponderEliminar
  7. História muito bonita. Eterna. E não faz sentido de outra forma! Cooperação e não competição! A nossa Escola é um exemplo! ❤🙏

    ResponderEliminar