quinta-feira, 15 de abril de 2021

Thursday Challenge com Contentamento

Olá olá!

Bem-vindos a mais um Thursday Challenge!

Esta semana, à semelhança do desafio da semana passada, temos um challenge inspirado na Bright Friday! Desta vez foi apresentada pela nossa Graduada Cláudia Florêncio que nos apresentou de uma forma inspiradora e sentida os NYAMAS - prescrições de ordem ética que têm por base aquilo que devemos adotar, dando continuidade à temática dos YAMAS

No seu conjunto, as 10 normas de ética, constituem uma base fundamental de comportamentos para que possamos progredir e evoluir como seres humanos.

Nesse sentido, os Nyamas orientam-nos a sermos observadores de nós mesmos, o que por si só é já um grande desafio.

Esta semana, a proposta é concentrarmo-nos no Santôcha, no contentamento☀️

No contentamento interior, connosco e com o nosso presente, com o aqui e agora.

Encontrarmos e retirarmos contentamento de todas as situações que nos forem surgindo ao longo dos dias, aceitando também o descontentamento, que muitas vezes está lado a lado com o contentamento, e libertá-lo e acima de tudo apreciar com uma alegria sincera o momento presente, o caminho que estamos a percorrer.


Não sei quanto a vocês (e quero saber!), mas para mim constitui uma verdadeira auto-superação diária.

Contem-nos como vivenciam o Santôcha no dia-dia e o que têm feito que vos ajuda a evoluir!!


Tenham uma excelente semana!

Thursday Challenge by Ana Moutinho


11 comentários:

  1. Que bom desafio, Ana! Eu aprendi muito sobre contentamento quando fui mãe. As crianças vivem o momento e se nós, adultos, não aprendemos a viver o momento com elas, ficamos cheios de frustração por tudo o que desejariamos estar a fazer e que não podemos concretizar. Libertei-me muito de todas essas expectativas e aprendi a estar no presente e a estar feliz com esse momento presente, tão feliz como uma criança.
    Claro que há dias em que é mais fácil e outros em que é mais difícil, mas quando consigo realmente sentir esse contentamento puro, sinto-me muito livre. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que lindo Marta! As crianças são os nossos melhores professores.

      Eliminar
    2. Sem dúvida! Por isso amo crianças, porque me fazem sentir criança! E aprendemos tanto com elas! Sobretudo na forma genuína em que exteriorizam as emoções! E na forma como vivem o momento. E no outro dia, dei por mim a permitir que as minhas filhas saltassem em poças de água, na lama, ficassem sujas, mas felizes!
      A minha avó materna, outra mãe, dizia: "Viver não custa, o que custa é saber viver". E quando nos permitimos viver, somos livres! 💖

      Eliminar
  2. Adoro o estado de contentamento e, normalmente, consigo estar contente.
    Para mim, o oposto de contentamento é frustração e não gosto nada.
    Pir isso, procuro ver sempre o BRIGHT SIDE OF LIVE.
    Parabéns Ana gostei muito do texto e do desafio 👍

    ResponderEliminar
  3. Um dos «segredos» para "ser" contente é viver um dia de cada vez. Isto fica muito lindo de se dizer, mas nem sempre é fácil. Existe uma pressão social para que estejamos sempre contentes (muito ligada ao consumismo) mas igualmente um pressão para nos sentirmos impotentes e frustrados (previsões catastróficas para o futuro, aquecimento global, pobreza no mundo, o Benfica não ser campeão, etc.).

    Primeiro temos que nos focar em nós, arranjar bases para a nossa felicidade/contentamento e logo a seguir para a nossa família. Isso é o mais importante. Tudo o resto virá por acréscimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, o que estraga tudo é o Benfica não ser campeão! lol
      Concordo na íntegra contigo, a pressão social é imensa, e cansa-me, desgasta-me porque é muito negativa. E é isso que escreves, olhar para dentro, aceitar, sermos verdadeiros, e libertarmo-nos! Nós e a nossa família, é o mais importante. E sorrir, dar muitas gargalhadas! Brincar às piadas como se fôssemos crianças!
      Obrigada pelo ensinamento! E viva o Benfica! Isso nem se discute!💖

      Eliminar
  4. Adoro ler-vos e neste momento foi contentamento puro para mim, não só o post como os vossos comentários que em tudo o completam! Ja aprendi tanto a viver melhor convosco e cada vez mais, sinto que por vezes preciso de parar tudo e pensar mais positivo.

    ResponderEliminar
  5. Adorei o texto da Ana. E os comentários!! Marta, verdade. Contentamento com as coisas simples e belas que o presente nos traz. Um dia de cada vez! E todos os dias lembrar (e praticar) o poder d gratidão em nós que vai desencadear este contentamento que se vê e sente a distância *

    ResponderEliminar
  6. Ana, o teu artigo inspira-me! Tal como tu, também sinto muito que é um desafio para mim. Mas com a idade, tenho procurado sentir para onde vou, e sobretudo viver os sentimentos de forma verdadeira e livre. Então, se começar pelo contentamento mais simples, já sou feliz! O ar que respiro numa caminhada, o riso das minhas filhas, os elogios, o dar de mim aos outros espontaneamente, rir-me com facilidade, conquistar algo pelo caminho percorrido e ao longo do caminho, aceitar as minhas fragilidades, chorar, comer, fechar os olhos e agradecer!
    Obrigada pelo momento de reflexão, e por te teres baseado na Bright Friday!
    Um beijinho and Carpe Diem ("Clube dos Poetas Mortos")

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada Ana por mais um desafio e pela reflexão 😊😁

    ResponderEliminar
  8. Obrigada Ana, trago este desafio comigo diáriamente. gostei muito, um beijinho

    ResponderEliminar