sábado, 10 de abril de 2021

Share & Care Saturdays

Olá a todos! 

Preparados para mais um sábado de partilhas? Hoje as nossas sugestões são literárias. Temos apresentado alguns locais do nosso lindo país, mas quantos de nós não se fazem acompanhar por uma boa leitura sempre que vão de viagem visitar algum sítio novo ou relembrar locais conhecidos?

Para mim, os livros sempre permitiram fazer diversas viagens desde as de pequeno percurso às de longo curso. Como se costuma dizer: "temos dois ouvidos e apenas uma boca porque devemos escutar mais e falar menos". Através de uma boa leitura a nossa escuta interior fica ainda mais apurada, ouvimos verdadeiramente o que o autor nos está a dizer e nem ousamos interrompê-lo. Podemos concordar ou discordar, mas através da leitura somos muito mais reflexivos e menos impulsivos na partilha da nossa opinião. "Ouvimos" quem escreve e permitimo-nos ouvir-nos a nós próprios também. Para além desta escuta, as riquezas que a leitura nos traz são imensas, conhecemos o mundo sem sair do mesmo lugar (fisicamente), tornamo-nos mais reflexivos, críticos, conscientes, mas também sonhadores. Eu diria mesmo que a leitura é transformadora! 

Podemos preferir ler livros, revistas, jornais, blogues, imagens... ou gostar de igual forma de cada um destes recursos. Hoje, as duas propostas estão relacionadas com dois livros que considero muito especiais para qualquer idade: 

Histórias de Adormecer Para Raparigas Rebeldes de Elena Favilli e Francesca Cavallo  e   Histórias Para Rapazes que Sonham Mudar o Mundo de G.L.Marvel





Estes dois livros são muito especiais porque em cada página encontramos uma pessoa diferente que, de alguma forma, nos inspira pelo seu percurso. São livros ótimos para qualquer idade. No meu caso tenho-os na sala de aula e todos os dias abro numa página aleatória e apresento uma pessoa nova aos meus alunos. Todos os dias me pedem para conhecer mais do que uma pessoa e confesso que eu própria anseio por este momento de leitura diário. Já estão a ficar curiosos? 

Conhecem a Alfonsa Strada (mais conhecida por Alfonsina)? Alfonsina nasceu em Itália no ano de 1891 e a sua enorme vocação para o ciclismo, aleada a toda a sua dedicação e empenho, fizeram com que se tornasse uma ciclista profissional e a primeira mulher a competir em corridas de homens. Não é uma inspiração? Alfonsina é considerada uma das pioneiras da participação feminina no desporto.



E quem é o Kelvin Doe? Sabes? O Kelvin nasceu na Serra Leoa em 1996, é ainda um jovem mas já com tanto para nos ensinar. Oriundo de um país Africano onde a pobreza é extrema, Kelvin cria grandes invenções a partir de materiais que encontra no lixo. Algumas das suas grandes construções foram baterias para dar luz às casas e uma estação de rádio. Com apenas 15 anos foi convidado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts a passar umas semanas nos Estados Unidos e graças ao que aprendeu e ao dinheiro que angariou, fundou uma empresa de tecnologia na Serra Leoa. É ainda conhecido por DJ Focus e uma das mensagens que tem passado ao mundo, tão simples, é "Do que mais necessitamos é de aprender a resolver os nossos problemas".



Espero que tenham gostado e desejo-vos ótimas leituras (a começar pelo nosso blogue).

Obrigada por estares desse lado! Partilha também nos comentários que leituras ou sonhos te movem!

Bom fim-de-semana,

Bárbara (@basi.yoga)

10 comentários:

  1. Acho que tão bonito que partilhes histórias de pessoas inspiradoras com os teus alunos! Eu gosto muito de ler, particularmente nas férias, levo sempre pelo menos dois livros. São viagens também muito bonitas, escolho muitas vezes autores que fazem descrições pormenorizadas e fantásticas porque fecho os olhos e estou lá!
    Gostei bastante de saber sobre esses dois ��, vou espreitar!�� Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Que bom, querida Carlota. Obrigada. Uma boa leitura é tudo 💖💖😘😘

    ResponderEliminar
  3. Que bela ideia a partilha de livros! Estes que aconselhas parecem bastante didáticos e os teus alunos são uns sortudos!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Zé Paulo, estes livros são mesmo muito interessantes. Boa sugestão para a Diana 💖😘😘

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida, BáSi! Os teus alunos têm muita sorte em ter-te! Há 3 livros para crianças que eu amo: "O Pássaro da Alma" de Michal Snunit; "Malala E Seu Lápis Mágico" de Malala Yousafzai; "Pequenos Livros Sobre Grandes Pessoas- Livro 6: Nelson Mandela". Não conheço os livros que mencionas, pelo que vou-me perder neles em breve! Obrigada pelo excelente artigo e sugestão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também quero ver esses! :) Adoro livros infantis, muito obrigada pela partilha Cláudia! <3

      Eliminar
  6. Obrigada, querida Cláudia. Também adoro os livros que referiste 💖💖💖 beijinhos e boas leituras.

    ResponderEliminar
  7. Que excelente ideia. Vou comprar esses livros. Obrigada pela partilha 💖

    ResponderEliminar
  8. Adorei BáSi! Fiquei com muita vontade de ler esses livros. :) Obrigada pela recomendação <3

    ResponderEliminar
  9. Parabéns por trazeres o assunto da leitura e por aguçares o bichinho da leitura aos teus alunos. Fiquei super curiosa com as tuas propostas e vão ficar na lista de livros a ler. Obrigada.

    ResponderEliminar