segunda-feira, 19 de abril de 2021

Inspiring Mondays

 A Lição da Borboleta

Uma pessoa, ao passear no parque, encontrou um casulo de uma borboleta. Como tinha curiosidade para ver como a borboleta se desenvolveria, levou o casulo para casa.

Certo dia, observando o casulo, notou que aparecera um pequeno buraco numa das extremidades. Sentou-se e ficou a observar a pequena borboleta, que fazia muita, muita força, tentando atravessar o pequeno buraquinho.

Então, depois de algum tempo, aquele bichinho cessou a sua luta para sair, demonstrando que aquele ponto era o máximo onde ele conseguiria ir. Vendo a dificuldade da pobre criatura, a pessoa que a tinha recolhido, resolveu ajudá-la. Pegou uma tesoura e, com todo cuidado, cortou parte do casulo que faltava para que todo o corpo da borboleta saísse e libertou-a.

A borboleta, recebendo esta ajuda extra, saiu facilmente do restante do casulo. A pessoa notou que o corpo da borboleta estava inchado, muito pequeno e suas asas trémulas. Continuou a observar a borboleta, pois esperava que a qualquer momento as asas ficassem grandes, se expandissem para suportar o peso do corpo e com tempo o mesmo desincharia. 

O que esperava não aconteceu. Ao invés disso, a borboleta ficou mutilada para o resto da sua existência e nunca voou.

O que aquela pessoa, na sua inocência e cuidado não entendeu, foi que o processo exaustivo e agonizante de sair do casulo, era necessário para a borboleta evoluir. Passar por aquele buraquinho foi a maneira que a Natureza construiu para que, através dos movimentos, a borboleta exercitasse ao máximo a circulação de fluidos pelo seu corpo ainda fraco e imaturo, ficando pronta para voar e alcançar a liberdade fora do casulo.



Moral da história:

A ti que és aluno na nossa Escola, dá tempo ao tempo... Não te apresses, porque a Natureza não dá saltos.

Utiliza a nossa Regra de Segurança, esforçar sem forçar.

Respeita o teu ritmo, mas não pares. Às vezes, tal como no caso da borboleta, parece que nada está a acontecer. 

No entanto, internamente, estamos a passar por profundas transformações.
Muitas vezes, são os outros que nos dizem que estamos diferentes, mais bonitas e brilhantes, até mesmo com um ar mais jovem... 

Hoje a minha inspiração é dedicada a todos os alunos da nossa Escola SwáSthya Yôga 5 de Outubro.

Queres fazer parte dela? É muito fácil!

Envia-nos um email para

Uma excelente e inspirada semana para todos nós 💙💚💛💜💗

@zeliadesousacs


 

18 comentários:

  1. Grande inspiração para esta semana 😊 lembrar que tudo tem o seu tempo e que nas alturas em que parece que nada acontece é quando essa transformação interna acontece. Muito obrigado Mestre Zélia 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Cláudia! Quando parece que nada acontece é quando está tudo a acontecer. Beijinhos

      Eliminar
  2. Muito obrigada pelo texto e por me relembrar q vivemos em constante processo de transformação e renovação 🦋🦋🦋
    Eterna borboleta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada eterna borboleta 🦋 sempre juntas a voar ❣️ beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Uma alegoria que, cada vez mais, faz todo o sentido. Hoje em dia, são muitas vezes as borboletas que exigem que lhes facilitemos as coisas. Há que ser firme!

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida, a melhor forma para começar a semana. 🙏❤

    ResponderEliminar
  6. Que forte inspiração para a semana, professora! Às vezes o "ajudar" (facilitar) acaba por prejudicar... há que saber dar tempo ao tempo, para que tudo tome a sua melhor forma. Obrigada! :) <3

    ResponderEliminar
  7. Adorei, querida Mestre. Há que lutar de uma forma constante para sair do casulo, mas sempre com respeito próprio. De tal forma que essa luta representa o auto conhecimento de uma forma libertadora! Boa semana e grata

    ResponderEliminar
  8. Lindo, lindo, lindo!!!

    ResponderEliminar
  9. Dar tempo ao tempo, sem pressas e sem parar - já está no post it! 📝🐛🦋
    Love it.
    Boa semana🤗❤️

    ResponderEliminar
  10. Esta história toca-me particularmente porque nada nasce criado e colocado num patamar superior... é necessário percorrermos o caminho interno e externo, para depois sair do casulo e voar. A simbologia da borboleta tem uma importância marcante na minha vida pessoal. É sinal de vida para além desta, e de transformação, transmutação. E que somos nós, senão eternos frutos da natureza, que processam as estações do ano internas e que aprendem todos os dias "que o que será para nós, está sempre certo!". E, chegará no momento certo!
    Obrigada por esta história tão simples, mas com uma moral tão profunda. 🦋💖

    ResponderEliminar
  11. Que nunca percamos esta capacidade transformadora de aceitação e de renovação.
    Uma revolução interior diária!

    Obrigada Mestre!

    ResponderEliminar