quinta-feira, 22 de abril de 2021

Thursday Challenge Encadeado

Bom dia!

Bem-vindos a mais um Thursday Challenge!

Antes de mais, têm feito os nossos desafios? Espero que sim! Pois vão precisar de executar um deles…

Deixem-me contar-vos como vai ser, mas antes disso vou contar como foi:

“Certa vez, um famoso bailarino improvisou alguns movimentos instintivos, porém sofisticados graças ao seu virtuosismo e, por isso mesmo, lindíssimos. Essa linguagem corporal não era propriamente um ballet, mas, inegavelmente, havia sido inspirada na dança.

A arrebatadora beleza da técnica emocionava a quantos assistiam à sua expressividade e as pessoas pediam que o bailarino lhes ensinasse sua arte. Ele assim fez. No início, o método não tinha nome. Era algo espontâneo, que vinha de dentro, e só encontrava eco no coração daqueles que também haviam nascido com o galardão de uma sensibilidade mais apurada.

Os anos foram-se passando e o grande bailarino conseguiu transmitir boa parte do seu conhecimento. Até que um dia, muito tempo depois, o Mestre passou para os planos invisíveis. Sua arte, no entanto, não morreu.”

Este excerto lindíssimo, extraído do Tratado de Yôga (p.45) do Mestre DeRose sistematizador do nosso SwáSthya Yôga, descreve, em parte, o que é o nosso Yôga: uma arte interior que transborda para o exterior através de movimentos graciosos e encadeados realizados e transmitidos por pessoas únicas que partilham esta paixão, unidas por uma alegria e emoção sem igual.

Dos movimentos inigualáveis deste bailarino, Shiva, o criador mitológico do Yôga, e das passagens encadeadas entre uma técnica e a seguinte, nasceram as sequências encadeadas ou coreografias, uma das características mais importantes e distintivas do nosso Yôga!

E é nelas e no Rei dos Bailarinos que se inspira o nosso desafio desta semana: realizarmos uma pequena coreografia apenas com os ásanas (ásana=posição física e psicofísica) da família Natarajásana (já sabem qual foi o desafio anterior a que me estava a referir? 😄😄).

Os ásanas que proponho para executarmos esta sequência encadeada são os seguintes:


Depois, continuamos, compensando para o outro lado, seguindo a Regra geral de compensação (movimentos realizados para um lado, são sempre feitos para o outro!) e com muito Bháva, sentimento, emoção e entrega!

As coreografias, para além de toda a elegância e beleza, são também acompanhadas de música! No Spotify da 5 podem encontrar as várias playlists inspiradoras que a bloguer Carlota Lourido tem compilado para todos nós!

Agora, é praticar, praticar e sentir!

Nós adoramos coreografias e vocês?

Conheciam? Já tinham experimentado fazer alguma?

Contem-nos como se sentiram!

Até breve!


Thursday Challenge by Ana Moutinho

3 comentários:

  1. Que sequência boa! Vamos lá abraçar o desafio 💪

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha Ana :D Bateu saudade ao ver a tua sequência!

    Desafio aceite. Vou tentar gravar para tu veres. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito mas é mais desafiante do que parece à primeira vista! :D

    ResponderEliminar