quinta-feira, 29 de abril de 2021

Thursday Challenge a respirar

Olá!

E num instante já é dia de mais uma Thursday Challenge!

O fim de semana passado foi especial! Foi fim de semana de exames com algum nervosismo, mas com muitas aprendizagens e superação!

Na nossa escola, as épocas de exames são sempre alturas que nos colocam à prova e também que deixam vir ao de cima a nossa união através da força, energia, apoio e aprendizagens que partilhamos.
São momentos com alguma tensão mas cheios de felicidade e sorrisos quer por quem está a fazer os exames, quer por quem está a assistir deliciado com os colegas.

Depois desta agitação, esta semana a proposta da Thursday Challenge é respirar fundo para trazermos de volta a calma, de dentro para fora.

A respiração do praticante de yôga é sempre (salvo raras exceções) uma respiração lenta, profunda, ritmada, silenciosa, estritamente nasal, com a menor projeção de ar possível e consciente.
E é principalmente na consciência da respiração que nos vamos focar.

Reservem uns minutos para se focarem só em vocês mesmos e na vossa respiração.
Comecem por levar a vossa atenção à respiração. Está calma ou acelerada?
Percebam isso e depois, gradualmente, vão fazendo inspirações cada vez mais profundas e lentas, "saboreando" o ar a entrar e depois a sair pelas narinas.

Mantenham a vossa atenção focada somente na respiração e comecem a dirigir o ar para a parte baixa dos pulmões, na zona do abdómen, expandindo-o cada vez que inspiram e contraindo naturalmente quando expiram (podem colocar a mão no abdómen para ajudar a perceber esse movimento: ar para dentro barriga para fora, ar para fora barriga para dentro).

A esta respiração chamamos respiração baixa, uma vez que estamos a utilizar somente a parte baixa dos pulmões mas 60% da sua capacidade total.

Depois, levem o ar à parte intermédia dos pulmões ou zona intercostal expandindo lateralmente as costelas, executando assim a respiração média que utiliza 30% da capacidade pulmonar.

Por fim, dirijam o ar à parte alta do peito, elevando-o ao máximo.
A respiração alta, embora seja a que a maioria das pessoas utiliza diariamente, está associada a estados de stress e a uma reduzida capacidade pulmonar dado que só nos permite utilizar 10% desta.

Aliando estas três fases da respiração conseguimos utilizar 100% da capacidade pulmonar, aumentando significativamente a entrada de ar e de oxigénio no nosso organismo.
Ao expirar deve fazê-lo no sentido inverso, soltando o ar primeiro da parte alta dos pulmões, depois média e por fim baixa.





A respiração é uma função indispensável à nossa sobrevivência mas vai muito para além disso.

Uma respiração consciente na nossa vida e no dia a dia permite-nos oxigenar melhor o nosso corpo e consequentemente o cérebro e também gerir os estados emocionais, ao percebermos que a nossa respiração é alterada por estes e vice-versa. Desta forma conseguimos conscientemente modificar o nosso ritmo respiratório e superar alturas de maior agitação.


Lembrem-se de parar todos os dias para respirar com consciência.


Nota: se a respiração completa for ainda difícil de executar, foque-se apenas na respiração baixa.


Se quiserem saber mais sobre a respiração yogí e como ingressar nesta filosofia de vida que é o SwáSthya Yôga ,podem entrar em contacto através do email: geral@yoga5deoutubro.org



Thursday Challenge by Ana Moutinho


3 comentários:

  1. Que artigo excelente sobre a respiração. Adoro respirar com consciência e usar os diversos tipos de respiração. Obrigada Ana :)

    ResponderEliminar
  2. Muito importante esta consciência, tento que assim seja a maior parte do dia! ✨ Obrigada pela partilha Ana �� beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Ana! Muito bem explicado! E adorei a ilustração <3

    ResponderEliminar