quarta-feira, 14 de abril de 2021

WEDNESDAY MAGAZINE

Vamos falar sobre a Formação de Instrutores de SwáSthya Yôga?

Os exames de 2ª Época de Passagem de Grau estão à porta ⏳ and counting...

Dias 24 e 25 de Abril, a nossa agenda anuncia um fim-de-semana intenso para a Banca e Alunos que se propõem a exame 👩‍🎓 

Good to know... 👇




E... se somos uma Escola, qual é a nossa missão 🕮? 



















O SwáSthya Yôga é considerado o Yôga mais completo do Mundo! É Filosofia, é Cultura!

Foi codificado a partir do Yôga mais Antigo, pelo Mestre DeRose, com a MISSÃO de formar instrutores e perpetuar esta herança cultural da Humanidade, que hoje é PATRIMÓNIO MUNDIAL! 💖


📌 O que atrai magicamente os alunos a esta escolha de coração💖?
Quais os graus na Escala Evolutiva?

Esta foi a minha escolha de alma! Ser mais feliz dentro e fora da sala de prática, ir mais longe, desafiando-me de tal forma, que se tornou na minha prática de vida! Será uma profissão que é uma missão!
E, hoje, estou no caminho certo, naquele desafio constante e consciente de auto-conhecimento, com a imensa pretensão de fazer os outros felizes, mudando um pouco o mundo. Não estou sozinha! Tenho o privilégio impagável de ser acompanhada pelos meus colegas (que já são amigos), e pela Mestre e Guia do meu coração, a Professora Zélia! 


👉 Existem diferenças entre ser aluno e ser um discípulo. O aluno é aquele que se dirige à escola para aprender algumas práticas com o seu instrutor. Já o discípulo, é aquele que já alcançou um "patamar" acima. É um praticante avançado que assumiu o compromisso e aceita a interferência de um Mestre no seu universo comportamental.

👉 O aluno, então, poderá optar em progredir até se tornar num discípulo e enveredar à formação profissional, desde que seja aprovado nos testes que permitem a Passagem de Grau, conforme os requisitos expostos no livro: «Escala Evolutiva» do Mestre Sérgio Santos.



A Escala Evolutiva explica detalhadamente como se dá a organização hierárquica, quais os conhecimentos que devem ser memorizados para ascender de grau e os direitos e deveres daqueles que ocupam esse ou aquele lugar na escala hierárquica. Informa o que se espera do aluno e do instrutor em termos comportamentais. Contém normas e procedimentos de avaliação.

Os graus da Escala são oito* e o aluno pode levar em média doze anos para ascender do grau 1 de aspirante ao grau 8 de mestre. Simbolicamente, esse sistema de hierarquias é legitimado através do uso da insígnia (que contém a inscrição ÔM), sendo que cada indivíduo, de acordo com seu grau ou nível evolutivo na escala hierárquica, o utiliza de forma diferente. Além disso, essa insígnia, possui diversas cores referentes a cada grau, como símbolo distintivo. 


Os oito graus são respectivamente (SANTOS, 1999, p. 16)
1) aspirante (aluno que inicia a prática); 
2) sádhaka (upgrade do grau anterior conforme requisitos, e em sânscrito, significa praticante); 
3) yôgin (praticante de Yôga, aquele que aceita e adota na sua vida a proposta da nossa Filosofia); 
4) chêla (compromisso de se tornar discípulo); 
5) graduado (nível intermédio, de identificação plena com a Nossa Cultura, sendo que o aluno que o possui mantém uma relação bem próxima com sua escola, e com a egrégora como um todo)
6) assistente (grau de instrutor com Monitor; dedicação ao estudo profundo do Método, suas principais bases, bem como à prática)
7) docente (professor); 
8) mestre 

Nota: Os anos de estágio em determinado grau podem demorar mais ou menos tempo (em anos) a serem alcançados pelo praticante

 📌Quem nos confessa o ensejo em ingressar nesta maravilhosa profissão de Instrutor?

📌 E tu, o que te incentivou a seres aluno de Formação?

📌 O que esperas para te inscreveres como aluno, e quem sabe subir mais um grau, integrando o grupo de Formação de Instrutores?


A todos os que farão exame, não desejo de senso comum "boa sorte", porque o empenho, o estudo contínuo, e o amor à prática são hard work!

Lá estarei a apoiar-vos incondicionalmente! Unidos, em Yôga!
SwáSthya 💗

Yours,

Cláudia


14 comentários:

  1. Olá Cláudia! Deixa-me ser o primeiro a comentar, enquanto não vem mais gente aqui. Obrigado pela tua contribuição, coletando mais e mais informação para o nosso blog. É assim mesmo! Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada meu "Godfather"! És uma inspiração! O que esta Escola dá tem de chegar a mais e mais pessoas! Beijinho

      Eliminar
  2. Querida Cláudia, este post é muito importante pois permite aos queridos seguidores perceber o porquê de se dizer que esta é uma Escola e não um ginásio.
    Na Escola 5 de Outubro trabalha-se a qualidade de vida e formam-se excelentes Intrutores e Seres Humanos com conhecimentos sólidos, com gosto em aprender sempre mais e em perpetuar, como bem escreveste, esta herança cultural tão importante. Que bom que é teres partilhado a escala evolutiva para que se perceba o percurso fantástico da formação :))

    Se me permites, vou colar aqui o que escreveste:

    "Esta foi a minha escolha de alma! Ser mais feliz dentro e fora da sala de prática, ir mais longe, desafiando-me de tal forma, que se tornou na minha prática de vida! Será uma profissão que é uma missão! E, hoje, estou no caminho certo, naquele desafio constante e consciente de auto-conhecimento, com a imensa pretensão de fazer os outros felizes, mudando um pouco o mundo..."

    É isto! Não estás de facto sozinha. E é essa sensação que torna tudo ainda mais maravilhoso nesta viagem. Estamos juntos :D Beijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estamos de facto sozinhos, querida Carlota! Quero-te dizer que foi a melhor escolha que fizeste, que sinto uma enorme empatia contigo e adoro trabalhar e partilhar ideias contigo! Que bom estarmos juntas! 💖

      Eliminar
  3. Excelente artigo, querida Cláudia! A nossa Escola é muito mais do que uma escola...
    É uma escolha nossa, de estarmos com quem queremos, aprender o que sempre sonhámos e viver segundo o nosso alinhamento interno.
    Obrigada por estarmos juntas neste caminho recheado de flores e frutos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Professora, minha Guia, é um exemplo! Isto é uma família que espero ter o colo por muitos e bons anos! Mantenha-se sempre ao meu lado! São flores, são frutos, é o sol, os nossos almoços, os abraços, as conversas, as críticas... e as curas! Love U to the moon and back!🥰

      Eliminar
  4. Que maravilha de post:) gostei muito, querida Cláudia. E é isso, "é uma escolha nossa", é que sorte a nossa! Que realmente nos rodeamos de coisas (e pessoas) tão bonitas... Agora... ao estudo! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bendita a hora que entraste para a Escola! E estares entre nós, e ao pé de mim, minha amiga! O que sinto por ti dispensa palavras! ADORO-TE! E agora... e sempre ao estudo! 🥰😘💖

      Eliminar
  5. Eu comecei na escola devagarinho :) Quando entrei, senti logo uma energia muito boa, e foi fácil “deixar-me” ficar. A integração não custou nada. Encontrei pessoas fantásticas com uma energia semelhante à da escola. Parecia que já as conhecia há algum tempo. Pessoas sinceras, meigas, animadas e acima de tudo “desempoeiradas”. Esta última parte, para mim, a mais importante. E aqui coloco em luz de holofote a nossa querida Mestre Zelia ;)
    A pandemia trouxe-me uma coisa muito boa. A possibilidade de praticar diariamente, adquirir mais conhecimento e aprofundá-lo sempre que possível. E dei por mim num percurso de “auto-descoberta”. A ver o mundo, a mim mesma e o que me rodeia de forma diferente. Torna-se um vicio. Quanto mais aprendes, quanto mais sentes no teu dia a dia, mais procuras.
    A nossa Mestre, as professoras, instrutoras e alunas da formação são uma inspiração. Todas diferentes, com personalidades distintas, mas com várias características em comum: amizade sincera, determinação e alegria contagiante.
    É reconfortante e motivante sabermos que temos acesso a todas estas pessoas e a todo um percurso na escola.

    Obrigada Cláudia pelo excelente artigo e boa sorte a todos(as) os que irão brevemente fazer exame.
    Beijo !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosinha, a nossa flor! Eu sinto exatamente esse vício! Nós somos uma inspiração, porque vos temos a vós, e a ti concretamente. Cada Ser é único, e as nossas células alimentam-se de cada bocadinho de outro. Aprendemos todos uns com os outros. E mais que uma Escola, somos uma Família! Que este Post desmistifique o Yôga e seja partilhado e divulgado ao mundo!
      Agora, só faltas tu na Formação! Um beijo e aquele abraço de te ver no outro dia!
      💖

      Eliminar
  6. Obrigada por este post, Cláudia! :) É bom sentir que estamos realmente todos juntos neste caminho.
    Para mim esta formação requer de mim uma enorme auto-superação (põe à prova muitos dos meus medos, que vivem comigo há anos e anos) e eu quero muito conseguir, mesmo que muito de mim me diga que não serei capaz. E só acredito que posso ser capaz porque tu e todos os colegas, instrutores, professores, Zé Paulo e a Mestre Zélia, estão comigo e eu convosco.
    E perceber que todos, como eu, têm os seus medos, e tal como eu dão tudo de si, para se superarem, em nome desta cultura, da amizade que sentimos uns pelos outros, e da felicidade que esta prática nos traz, sempre com o coração cheio de amor, traz-me uma grande sensação de humildade e ao mesmo tempo de coragem que sabe muito bem.
    Obrigada. <3

    ResponderEliminar
  7. Querida Marta, sabes que és muito especial, não és? És mesmo! Eu identifico-me muito contigo! Cada comentário teu toca parte daquilo que já senti e sinto. Interessante que a distância física a que nos encontramos não faz diferença nenhuma, pois o que sentimos é mais forte que qualquer fronteira.
    Aqui estou e estamos para nos apoiar, encorajar e amarmo-nos a nós próprios.
    Tu tens tudo aí dentro... e isso virá naturalmente para fora! És linda! Inspiradora com os teus artigos, e entrega!
    Um beijinho e desejo de te abraçar! Estamos juntas! Adoro-te 💖

    ResponderEliminar
  8. Cláudia, obrigada pelo post.
    ens razão, estar na escola 5 de Outubro é uma escolha nossa.
    Para mim não é apenas uma escola, é muito mais que isso... é uma familia.
    É como se fosse o meu "santuário" onde me sinto bem, feliz e em paz. O local que me transmite energia mesmo não estando fisicamente lá.
    Para aqueles que vão fazer exame este mês só tenho uma coisa a dizer: vai correr tudo bem. Só necessitam de levar convosco a alegria sincera e o sorriso no rosto tudo o resto está lá, dentro de vocês pronto a sair.
    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  9. Que texto tão completo Cláudia! Completo e importante, dar a conhecer a todos o trabalho e dedicação que é feito pelos docentes e alunos da escola 5 de Outubro. A nós alunos a dedicação ao estudo, com rumo à nossa evolução pessoal e na escala evolutiva, aos docentes pelo trabalho sério e de excelência que prestam, com a nobre missão de capacitar cada vez melhor os seus instrutores. Foi isso que me motivou a,após 10 anos de ausência por várias circunstâncias de vida, voltar a aceitar este desafio,agora com outra perspectiva mas sempre com a certeza que seria uma escolha acertada por tudo aquilo que disseste no teu post. Agradeço de todo o coração à querida Mestre Zélia, por me ter incentivo novamente, por nos levar a todos neste caminho inigualável.
    Para aqueles que gostavam de fazer formação mas que acham que não é para eles, por vários motivos, não interessa quais, vos digo, não existem palavras suficientes para descrever esta viagem. E ainda só vou no início!! 😁😁😁

    ResponderEliminar