quarta-feira, 30 de junho de 2021

WEDNESDAY MAGAZINE - O Alfabeto do Coração 💖

Ashtánga Sádhana, 29 de Junho

pela Mestre Zélia 




Esta terça-feira, viajámos. E não foi miragem. Que bela ancoragem! Uma imensidão inesgotável de AMOR!

Esta terça, Fomos porque nos rendemos a Ser. Um antes do agora, para não esquecer.

Esta terça, regressámos a casa com Bondade e contentamento. O aposento do autoconhecimento.

Reaprendemos as letras, e soletrámos novas palavras. Desbravámos roseiras bravas. Com Compaixão. E que mais abecedários virão?

As nossas mãos livres vieram cheias com a voz que guiou as nossas asas. Esta aula foi de arqueologia sem ciência, uma descoberta em resiliência. Certa. Do que mais virá, do que flutuará. E tal como uma flor de lótus, renascerá. 

No Pránáyáma, as "dores de crescimento" exalaram descansadas, a sorrir. A vida acordou o tempo trazendo lições para o nosso próprio templo.

A Mestre, pé ante pé, anga a anga, desvendou a ponta subtil da chave para o portal. "Dentro da Loja Mágica", segredou-nos a música que nos uniu em ásana. E dançámos a vida, entrelaçadas em filigrana na Nudez da natureza humana! Assim como a vida dança Felicidade, e a alma a acompanha nos  labirintos seguida sempre pelos seus instintos.

Inspirando-se no autor James Doty, a Nossa Guru enfeitiçou-nos o Sádhana. Letra a letra. Despoletou magia nos nossos corações, com a certeza de quem vê na escuridão a própria luz, em evasão. Aquela que nos faz refém, para descobrir que existe mais além.

Foram sucessivas vivências em direção ao autoconhecimento. Em União. E o que é senão o próprio Yôga? Esta cultura, esta filosofia de vida prática partilhada em mar alto, este património imaterial, esta consciência que vai pela mão e semeia a sublimação dos espaços que os corpos já visitaram.  

"De nada vale um cérebro brilhante, se não soubermos sentir o coração". Quebrar o padrão de sermos mais razão. Com Poder e Sabedoria, delegue na sua intuição, o rumo da direção que conduzirá a estados superiores de ascensão. 

Assim é a senda do SwáSthya, a palavra que significando autossuficiência, se autossupera a quem dela se alimenta. E com a sua consciência a acalenta numa equação de expansão proporcional ao desenvolvimento pessoal.



Ontem foi um dia de Gratidão

Hoje, agora e amanhã, será sempre emoção que dignifica a nossa constante evolução. 

Hoje, também é mais um dia da minha autossuperação entre tanta hesitação...

Não tinha tema para este dia, até falar com a Mestre após esta aula de diamante. "Escreve sobre a aula!", exclamou Ela. Mas é extremamente difícil decifrar uma vivência subjetiva que a memória regista a cada segundo. 

E não nego a um desafio!

Até aqui, não conseguia desfiar de forma extrovertida, a gratidão pelo futuro que me imprime aquela Mulher no quadro exposto, na minha sala.
Olhar para o quadro oferecido por uma das "Nossas" alunas mais antigas, a São Freire é ficar sem palavras suficientes para retribuir o seu gesto. Pelo sentimento que nos une, pela sensibilidade e intuição da artista. 
Eu queria mas não queria o quadro. Na realidade, não queria ter a consciência do que aquela Mulher Elfo comunicou comigo. 
Devo à Sãozinha, o Poder e a sensibilidade de me (e nos) mostrar, a nós Mulheres, que o Poder interno reside em todas nós, Matriarcas. Coube à Sãozinha, acordar-me para os laços invisíveis da intuição, da comunicação não expressa, mas sentida entre nós. Do reconhecimento. Eu no quadro? Nós Mulheres? A pintura dispensa palavras, apenas se permite sentir. 

Aqui fica a minha homenagem em carinho infinito à São!

Aqui fica também, a nossa gratidão que é ínfima para tudo o que a Mestre Zélia nos presenteia em Sabedoria.

Aqui fica a gratidão a todas as alunas Mulheres que reconhecem em si o self empowerment e o espelham nas outras em verdade, acordando-as em cadeia, despoletando amizade, e outros nobres valores. 

Sempre unidas, em Yôga!   

Clique na imagem para aceder à Galeria da Conceição Freire: Me and the Watercolors by Conceição Freire


Yours,

Cláudia Flor.

9 comentários:

  1. Querida Cláudia Flor, a tua sensibilidade expressa na tua poesia é magnifica.
    Soubeste colocar em palavras o wue é tão dificil de explicar, porque amagia interna é visivel apenas para os que vibram na mesma tónica.
    Ontem fomos e somos uma dúzia de mulheres emponderadas a vibrar na mesma sinfonia e foi muito bonito 🧡
    Quanto aos quadros da nossa Conceição Freire revelam tanto e tanto sobre nós, mulheres... São lindos como ela.
    Grata a ti, a todas as mulheres e homens da 5🙏
    É um orgulho e uma honra ensinar-vos o que o Swásthya Yôga e a vida me ensinaram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abençoada sou por tê-la na minha vida. Assim, me deixa sem jeito. O que se faz com o coração está sempre quase certo! Serei sempre Sua aluna e Eterna aprendiz. Aquele abraço no final da aula foi um Púja a todos os seus corpos subtis. Beijinho

      Eliminar
  2. Poesia em prosa. E não sabias o que escrever...

    ResponderEliminar
  3. E não sabia mesmo... chego à conclusão que a noite tem um poder que desperta o nosso próprio poder interno. E tudo flui... também adoro escrever...

    ResponderEliminar
  4. Claúdia,
    Que textão :) tão bem espelhado a vivência da última terça feira. Realmente aqui está espelhada a tua sensibilidade. Que belo Pújá à nossa Mestre e à Conceição que infelizmente não tive o prazer de conhecer, só conheço a sua bonita arte.
    Obrigada por esta viagem escrita :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Querida Cláudia🥰
    Lindas as Tuas palavras e Grata pelo que elas dizem…🙏. És uma jovem Mulher com muito potencial e sensibilidade e adoro ver-Te ao lado da nossa Mestrinha. Tudo está no seu lugar… Tudo é como tem de ser.. olho com alegria para os Dias que Te esperam😃🌟💕
    Parabéns pelo texto e pela forma como te expressas💖 , e….. Grata eu por receberes a minha “Mulher” no teu Lar 🌟🌼bjinhos Princesa🌿🌺🌿

    ResponderEliminar
  6. Claudia, que texto magnífico ! Tão sensível e verdadeiro. Incrível como conseguiste colocar em palavras toda a subtileza e magia da aula de 3f❤️Sentir, sentimos, mas conseguir descrever de forma tão bonita e real, só mesmo tu ! Obrigada pelas palavras. É uma msg para ficar e reler, porque nós faz bem. Faz-nos regressar , voltar a sentir e sorrir. Amei!

    ResponderEliminar
  7. Palavras lindas com tanto significado nas nossas vidas, no nosso dia a dia e que é tão importante nunca esquecer. Obrigada de coração.
    Tu és uma pessoa tão bela por dentro e por fora 🙏💖
    Susana

    ResponderEliminar