sábado, 5 de junho de 2021

Share & Care - Setúbal

Olá a todos! Bem-vindos a mais um Share & Care.

Desta vez falo-vos de Setúbal. A cidade de Bocage e de Luísa Todi, conhecida também pelos seus encantos naturais e onde não faltam locais interessantes para visitar, como por exemplo a Casa da Baía (ótima para visitar uma exposição e comer um bom docinho regional), o Forte de São Filipe (com um excelente miradouro), o Convento de Jesus, o bairro de Troino e muitos outros.

De tudo o que vos poderia falar acerca desta cidade incrível escolhi a Mercearia Confiança de Troino. Já conhecem? Para mim foi uma agradável surpresa. 

Esta Mercearia, que é também um verdadeiro Museu, é uma Mercearia de estilo antigo que nos transporta até uma outra época. De brilho nos olhos e com alguma nostalgia, encontramos produtos e objetos que nos fazem mergulhar nesta viagem. Podemos observar produtos a granel, embalagens de Tide e Omo, pasta medicinal Couto, Cola Cau, bolachas Paupério, água de lavanda, frascos de óleo de fígado de bacalhau, objetos diversos de uso corrente (cafeteiras, balanças, vassouras...) e até um moínho de café.

Assim que chegamos somos recebidos com enorme simpatia e envolvidos por toda a sua beleza e história. A Mercearia foi fundada pelo Sr. César, em 1926. Este senhor foi um comerciante que nasceu numa zona rural em Oleiros e ainda novo veio para Setúbal, juntamente com a sua família, transportado por uma carroça puxada por mulas. Primeiro trabalhou como moço de recados e foi juntando dinheiro com o objetivo de mais tarde comprar a Mercearia que funcionava também como espaço de convívio entre os moradores. E conseguiu!

Podemos encontrar ainda uma das prateleiras só com material escolar antigo, incluindo os livros de leitura da 4.ª classe aprovados para utilização no ano letivo de 1938/39. Verdadeiras relíquias!

Aconselho esta visita à Mercearia, não é necessária marcação prévia. Apenas necessita de marcação se quiserem realizar uma visita de estudo com alunos, pois também fazem visitas guiadas. Se passarem por Setúbal, já sabem, não deixem de visitar a incrível Mercearia Confiança de Troino.

Por agora deixo-vos com algumas fotos que tirei e desejo-vos um excelente sábado.

Digam nos comentários se já conheciam e o que acham deste sítio. Obrigada! 

Bárbara (@basi.yoga)









4 comentários:

  1. Adoro estes locais nostálgicos. Boa descoberta!

    ResponderEliminar
  2. Setúbal é uma cidade muito especial. Em breve, iremos lá passar um fds. Obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo feedback, vale mesmo a pena. Bom passeio 😍

    ResponderEliminar
  4. Espetacular. Que interessante essa mercearia, um verdadeiro achado. Já não vou a Setúbal há uns anos mas fiquei com vontade de ir em breve. Adoro essas nostalgias 😁😁 obrigada querida instrutora Bási 😘🤗💗

    ResponderEliminar