Bhúta Shuddhi
O "detox" do Yôga
Bom dia, queridos leitores!
Em preparação para a 3ª edição do Bhúta Shuddi, a Mestre Zélia Couto e Santos e a Professora Carla Ferraz, trouxeram-nos na última bright friday, uma completa apresetação sobre este tema. Podem ver e rever a apresentação no facebook do grupo da 5.
O que é o Bhúta Shuddhi?
Bhúta Shuddhi é uma prática de purificação intensiva do corpo e dos seus canais de prána, as nádís. Esta é a terceira etapa do Método deRose de Yôga Avançado, e funciona como um acelerador evolutivo, permitindo ao aluno uma experiência mais profunda das várias técnicas do Yôga. Esta evolução ocorre uma vez que o Bhúta Shuddhi promove o despertar da kundaliní e a sua ascenção, requisito essencial para o samádhi (estado de hiperconsciência que só o Yôga proporciona).
Em que consiste?
Consiste, neste caso, numa semana muito bem planificada de técnicas de kriyá (técnicas de purificação orgânica), de práticas específicamente direccionadas, de gestão emocional e de uma selecção alimentar cuidada: alimentos biológicos, sem sal, sem açúcar, sem lacticínios, sem ovos, sem farinhas, e com jejuns moderados.
Quando fazer?
Deve fazer-se Bhúta Shuddhi na semana que culmina nos solstícios de Verão ou de Inverno. No dia do solstício, a prática de ashtánga sádhana é feita ao ar livre antes do nascer do sol num momento chamado Brahma Muhurta.
Brahma Muhurta significa "a hora do criador" e é o período que começa 1hora e 36 minutos antes do nascer do sol e termina 48 minutos também ainda antes de alvorecer. Este período está associado a um certo ritmo circadiano que se manifesta a nível corporal/físico e psicológico e que promove estados meditativos e introspectivos.
Além disso, toda a vida na Terra se rege pela movimentação solar, pelo que, numa prática ao ar livre, é possível vivenciarmos o acordar da Terra de uma forma muita intensa, profunda e unificada.
Já fizeste Bhúta Shuddhi? Que efeitos sentiste? Partilha a tua experiência nos comentários. Obrigada. :)
Para mais informações sobre esta ou outras práticas, envie uma mensagem no formulário do blog ou para o e-mail da escola geral@yoga5deoutubro.org.
Deve de ser uma experiência fantástica mas, desta vez vou ter que passar.
ResponderEliminarAconselho a quem puder fazer inscrever-se e aproveitar este ensinamento transmitido por duas excelentes instrutoras.
🙏🙏
Fica para a próxima :) Hão-de existir muitas mais oportunidades. Obrigada pelo teu comentário, Carla. :D
EliminarEu já fiz esta prática e devo dizer que foi muito enriquecedora a vários níveis.
ResponderEliminarNo decorrer da semana de purificação as práticas conduzidas pela Mestre Zélia Couto e Santos e pela Professora Carla Ferraz vão ficando mais "vivídas" a cada dia que passa e profundas, tudo se sente de uma forma muito bonita e de repente há exercícios/técnicas que já tinhamos antes realizado em aula mas que tomam outro lugar, outro sentir.
No que diz respeito à alimentação, tudo ganha um sabor novo e para os mais destemidos até se experimentam novos alimentos :))) ficamos cheios de energia.
A cereja em cima do topo do bolo foi a prática antes do nascer do sol :D
Ver o dia nescer no final da prática e depois de uma semana de auto descoberta é muito inspirador.
Super recomendo 😉😉😉
Mais um belo post Martita!
Obrigada Carlota!
EliminarÉ isso mesmo, uma experiencia como nenhuma outra! Estou com vontade de fazer de novo. :D Obrigada pelo comentário.