Bom dia!
Bem-vindos a mais uma Thursday Challenge!
O desafio de hoje é em movimento! Trata-se de uma passagem de uma posição sentada para uma posição em pé: pádahasta urdhwásana.
Para vos ajudar a perceber de que se trata deixem-me dar-vos umas luzes de sânscrito:
Páda= pé
Hasta= mão
Urdhwa= elevação
Ásana= posição física e psicofísica
Temos então um ásana em que colocamos a mão ou mãos no pé (pádahasta) e a partir do qual vamos fazer uma elevação (urdhwa)
Como começar?
Nesta passagem começamos em utkásana, posição de agachamento em que temos ambos os pés completamente apoiados no chão e neste caso específico com as pernas juntas e com os glúteos elevados, sem tocarem no chão:
Depois, esticamos uma das pernas e seguramos o pé com as mãos (podem também começar a partir desta posição se ainda for complicado esticar a perna da posição em que encontram):
Equilíbrio conquistado, é hora de inspirar e elevar o corpo à verticalidade! (Lembrem-se de manterem a coluna o mais ereta possível)
E alcançámos esta passagem de uma posição agachada para uma em pé!
(Esta é a variação “mais fácil”, após terem conquistado esta, podem fazer sem as mãos a segurarem o pé!)
E como tudo o que sobe, desce, agora vamos descer! Sem desfazer a posição, fazemos o movimento de descida, voltando à posição inicial de agachamento.
Lembrem-se de compensar agora com a outra perna: movimentos para um lado são sempre feitos para o outro! (Regra Geral da Compensação)
Divirtam-se com este desafio e partilhem connosco como correram as vossas tentativas de fazer esta passagem!
Temos este desafio e muitos mais na nossa escola! Se querem saber mais sobre esta filosofia de vida que é o SwáSthya Yôga, podem entrar em contacto através do email: geral@yoga5deoutubro.org
Thursday Challenge by Ana Moutinho
Eu não sei se me falta algum músculo na zona dos joelhos ou assim, para mim fazer esta passagem vai contra as leis da física xD é impossível hahaha! Obrigada pelo desafio, Ana! :)
ResponderEliminarDesafio em curso.... até agora só estico a perna, levantar é que é difícil.
ResponderEliminarUm dia lá chegarei.
Obrigada pelo desafio.
Este desafio é potente 😂 vou treinar mas por enquanto não passo da segunda posição. Parabéns Ana pela conquista desta linda e poderosa passagem 👏🏼👏🏼 boa inspiração 😘
ResponderEliminar