quinta-feira, 10 de junho de 2021

Thursday Challenge em movimento

Bom dia!

Bem-vindos a mais uma Thursday Challenge!

O desafio de hoje é em movimento! Trata-se de uma passagem de uma posição sentada para uma posição em pé: pádahasta urdhwásana.

Para vos ajudar a perceber de que se trata deixem-me dar-vos umas luzes de sânscrito:

Páda= pé

Hasta= mão

Urdhwa= elevação

Ásana= posição física e psicofísica

Temos então um ásana em que colocamos a mão ou mãos no pé (pádahasta) e a partir do qual vamos fazer uma elevação (urdhwa)

Como começar?

Nesta passagem começamos em utkásana, posição de agachamento em que temos ambos os pés completamente apoiados no chão e neste caso específico com as pernas juntas e com os glúteos elevados, sem tocarem no chão:






Depois, esticamos uma das pernas e seguramos o pé com as mãos (podem também começar a partir desta posição se ainda for complicado esticar a perna da posição em que encontram):




Equilíbrio conquistado, é hora de inspirar e elevar o corpo à verticalidade! (Lembrem-se de manterem a coluna o mais ereta possível)






E alcançámos esta passagem de uma posição agachada para uma em pé!






(Esta é a variação “mais fácil”, após terem conquistado esta, podem fazer sem as mãos a segurarem o pé!)


E como tudo o que sobe, desce, agora vamos descer! Sem desfazer a posição, fazemos o movimento de descida, voltando à posição inicial de agachamento.


Lembrem-se de compensar agora com a outra perna: movimentos para um lado são sempre feitos para o outro! (Regra Geral da Compensação)


Divirtam-se com este desafio e partilhem connosco como correram as vossas tentativas de fazer esta passagem!


Temos este desafio e muitos mais na nossa escola! Se querem saber mais sobre esta filosofia de vida que é o SwáSthya Yôga, podem entrar em contacto através do email: geral@yoga5deoutubro.org


Thursday Challenge by Ana Moutinho


 


3 comentários:

  1. Eu não sei se me falta algum músculo na zona dos joelhos ou assim, para mim fazer esta passagem vai contra as leis da física xD é impossível hahaha! Obrigada pelo desafio, Ana! :)

    ResponderEliminar
  2. Desafio em curso.... até agora só estico a perna, levantar é que é difícil.
    Um dia lá chegarei.
    Obrigada pelo desafio.

    ResponderEliminar
  3. Este desafio é potente 😂 vou treinar mas por enquanto não passo da segunda posição. Parabéns Ana pela conquista desta linda e poderosa passagem 👏🏼👏🏼 boa inspiração 😘

    ResponderEliminar