DIA DE MANTRA
No seguimento da maravilhosa Bright Friday da sexta feira passada muito bem conduzida pela aluna Maria João Calejo, hoje é dia de um dos mantras mais tradicionais do hinduísmo - o Gáyatrí mantra.
Gayatri Mantra in Sanskrit, calligraphy artwork by Nikheel Aphale
De acordo com o Tratado de Yôga, existem muitas versões deste mantra, tanto nas palavras como na grafia e na entoação, que variam consoante a região da Índia, a língua de origem e de quem o vocaliza, bem como a sua tradição (por exemplo, se é brahmácharya ou shakta).
Como bem nos falou a Yoginí Maria joão, por nos dedicarmos ao estudo e prática do SwáSthya Yôga, o mais antigo, pré-vêdico e de linhagem matriarcal, a versão do mantra que adotamos é aquela que é de tradição shakta.
Conforme falámos no último post sobre mantra, é importante ouvir e reproduzir cada som de forma adequada, pois os mantras fazem-se sentir e atuam através dos sons e ultrassons.
Ao contrário de outros mantras em que batemos palmas e reproduzimos o prônam mudrá, o Gáyatrí é a exceção à regra e, por isso, não é acompanhado de palmas.
Gayatri mantra em dêvanágarí e representação da letra
Recorremos ao Gáyatrí mantra para promover a concentração e a diminuição das instabilidades da inconsciência com o objectivo de meditar.
Assim, pode ser utilizado como kirtan, extroversor, mas também como japa, mantra introversor e repetitivo, com uma atuação mais fisiológica do que psicológica.
Imagem retirada da apresentação da Maria joão Calejo com a letra e tradução do mantra
📌A proposta de hoje é a de aprender a vocalizar este mantra tão importante e para tal partilho a letra e uma gravação gentilmente cedida pela nossa querida Mestre Zélia Couto e Santos:
ÔM Bhur Bhuvah Swahah
ÔM tat Savitura varênyam
Bhargô Dêvasya Dhímani
Dhyô yô naha prachôdayatô
+
Vocalização do mantra pela Mestre Zélia Couto e Santos
✨O Gáyátrí mantra é aclamado no célebre texto Hindu Bhagavad Gita, que integra o épico Indiano Mahábhárata, como a oração Universal, não fazendo qualquer distinção de casta, crença ou género. É um mantra poderoso.
Aproveitem a gravação para aprenderem a vocalizar e se quiserem ouvir outras versões do mantra podem seguir esta playlist no Spotify da 5 👇
Basta clicar na imagem para aceder à lista.
🙏Obrigada Maria João, pela tua excelente exposição do tema, com imagens muito bem escolhidas, uma inspiração para a publicação de hoje sobre mantra.
🙋🏻♀️Que tal?
O que vos diz este mantra?
Contem-nos tudo nos comentários👇
Até Terça,
Carlota
Gostei muito Carlota! Excelente resumo da bright friday da Maria Joao, que já de si foi maravilhosa. É um mantra muito bonito, e gostei muito das versões que a Maria Joao apresentou e tambem de ouvir a nossa querida Mestre Zélia a vocalizar. :) Obrigada!
ResponderEliminar😁👏✨ Obrigada Martita
EliminarExcelente resumo mesmo, não seria possível estar mais de acordo com a nossa Marta. E a possibilidade de podermos aprender o mantra com a nossa Querida Mestre a vocalizar, é como um presente para todos nós. Obrigada Carlota, Obrigada Querida Professora. É mesmo maravilhoso estar nesta Escola.
ResponderEliminarÉ sim, muito maravilhoso termos estas preciosidades 🎶💡🌸 e poder aprender mais a cada dia 😁✨ obrigada
EliminarQue tema excelente! Adoro o Gáyatrí Mantra e foi o primeiro que aprendi com o Mestre DeRose num curso que ele deu na Universida Lusófona de Lisboa em 1998.
ResponderEliminarGuardo gratas recordações dessa aprendizagem.
Obrigada Carlota e Maria João por passarem estes conhecimentos adiante.
A sério? Que giro!
ResponderEliminarFoi dos primeiros que consegui aprender na íntegra nas aulas e memorizar! Ainda sem perceber quão importante era, mas já me dizia muito ✨
Obrigada pelas palavras 💓