quinta-feira, 24 de junho de 2021

Thurday Challenge- Certa vez...

Bem-vindos à nossa Thursday Challenge!

Esta semana, o desafio é recordar ou ficar a conhecer um pouco da história do criador e do surgimento do Yôga.

Transcrevendo as palavras do Mestre DeRose, vamos viajar cerca de 5.000 anos no tempo, para o território atualmente ocupado pela Índia, onde tudo começou…

"Certa vez, um famoso bailarino improvisou alguns movimentos instintivos, porém sofisticados graças ao seu virtuosismo e, por isso mesmo lindíssimos. Essa linguagem corporal não era propriamente um ballet, mas, inegavelmente, havia sido inspirada na dança.

A arrebatadora beleza da técnica emocionava a quantos assistiam à sua expressividade e as pessoas pediam que o bailarino lhes ensinasse sua arte. Ele assim fez. No início, o método não tinha nome. Era algo espontâneo, que vinha de dentro, e só encontrava eco no coração daqueles que também haviam nascido com o galardão de uma sensibilidade mais apurada.

Os anos foram-se passando e o grande bailarino conseguiu transmitir boa parte do seu conhecimento. Até que um dia, muito tempo depois, o Mestre passou para os planos invisíveis. Sua arte, no entanto, não morreu. Os discípulos mais leais preservaram-na intacta e assumiram a missão de retransmiti-la. Os pupilos dessa nova geração compreenderam a importância de tornar-se também instrutores e de não modificar, não alterar nada do ensinamento genial do primeiro Mentor.

Em algum momento na História essa arte ganhou o nome de integridade, integração, união: em sânscrito, Yôga! Seu fundador ingressou na mitologia com o nome de Shiva e com o título de Natarajá, Rei dos Bailarinos.” (In Tratado de Yôga)




Esta história inspira-nos a ser um pouco mais como o próprio Shiva. Com os seus movimentos fluidos convida-nos a partilhar e divulgar esta união não só com os alunos da Escola SwáSthya Yôga 5 de Outubro, mas com todos aqueles que se identificam.

Tal como os discípulos de Shiva que preservaram inalterada e assumiram a missão de retransmitir esta arte e filosofia de vida, é também este um dos propósitos da nossa Escola!

Se querem saber mais sobre o SwáSthya Yôga, podem entrar em contacto através do email: geral@yoga5deoutubro.org


Thursday Challenge by Ana Moutinho

2 comentários:

  1. Simplestemente adoro esta escola
    Obrigada🙏
    Susana

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito Ana.
    Tão bom saber mais sobre Shiva, o arquétipo do Yôgi perfeito!
    Desafio aceite!
    Que sejamos mais "dançarinos" no nosso dia-a-dia e que continuemos a perpetuar e honrar esta Filosofia prática de vida que nos inspira e que nos une cada vez mais 😄

    ResponderEliminar