quinta-feira, 20 de maio de 2021

THURSDAY CHALLENGE- Treino de ásana

Olá, olá!!

Bem-vindos a mais uma Thursday Challenge! 

Como já devem ter percebido, um dos nossos motes é a partilha: a partilha, do que pensamos, do que sabemos, do que aprendemos e do que sentimos. É através destas partilhas que nos vamos apoiando neste caminho de autoconhecimento e evolução

Pois bem, hoje, para além de um desafio, partilho também com vocês a forma como costumo treinar o ásana- posição física e psicofísica, firme e confortável- e também aprender os seus nomes. 

Já não sei bem como me ocorreu a ideia, mas tem sido bastante útil e espero que também vos ajude no vosso estudo.

Antes de começarem deixem-me "desbravar" um pouco os nomes transliterados do sânscrito (língua morta originária da Índia, desenvolvida pelos Aryas e que provém do tronco indo-europeu de onde surgiram várias línguas) para que possam mais facilmente associar os nomes aos ásanas.

Estes são constituídos por prefixo, que nos indica a variação, radical, que nos indica o exercício em si e pelo sufixo que nos indica a família (que neste caso é sempre ásana)

Para perceberem melhor o que cada nome significa, deixo-vos também a tradução (alguns ajudam bastante a perceber a execução do ásana, outros nem tanto, mas tudo se consegue): 

páda: pé ou apoio

chandra: lua 

hasta: mão 

váyú: vento, ar

utka: agachado, cócoras

bhadra: virtuoso, puro, prudente, excelente, sábio


Preparados? Já com vontade de aprender e com energia para praticar?

Então deixo-vos aqui a apresentação que preparei para este Challenge:




Podem fazer as vossas próprias apresentações, usando primeiramente imagens e o nome e quando já souberem a denominação do ásana, apenas escrever e executar!! E é assim que evolui-mos: degrau a degrau.

Experimentem vocês também e depois partilhem connosco como correu o vosso estudo e prática!

Se têm curiosidade em saber mais sobre ásanas e se querem saber como ingressar nesta filosofia de vida que é o SwáSthya Yôga, podem entrar em contacto através do email: geral@yoga5deoutubro.org



Thursday Challenge by Ana Moutinho

6 comentários:

  1. Adorei a publicação porque tenho esta dificuldade com o nome dos ásanas. Obrigada pela tua partilha e sem dúvida, que passo a passo vamos evoluindo.

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia! Que bom! Fico muito contentente 🤗 Espero que já esteja a ser mais fácil perceber os nomes e saber o que pedem do Ásana!
      Alguma questão estamos aqui!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Muito bom, mesmo. Obrigada, Ana. Passo a passo / degrau a degrau vamos consolidando um pouco mais a nossa vivencia nesta filosofia milenar que nos torna cada vez mais conscientes do que somos, do que queremos.

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da tua apresentação e da ideia para estudo muito obrigada Ana 😁

    ResponderEliminar
  4. Adorei este desafio tão didático. Parabéns Ana.

    ResponderEliminar