segunda-feira, 24 de maio de 2021

PROPÓSITO DE VIDA

Na sequência do 19º aniversário da nossa Escola, quero deixar-vos aqui um pequeno texto que conta 

COMO TUDO COMEÇOU 

                                    Deus quer, o Homem sonha e a Obra nasce. 

                                                                                      In "Mensagem" de Fernando Pessoa 

Tudo começou no verão de 1996, na jovem cidade da Amadora nos arredores de Lisboa. Eu e a Renata Sena, éramos colegas de trabalho e até essa data pouco nos tínhamos relacionado. Até que um belo dia começámos a conversar e eu soube que ela já tinha dado aulas de Yôga, inclusivamente no Clube de Pessoal da Empresa onde trabalhávamos. Fiquei entusiasmada, pois fazer Yôga era um desejo que eu acalentava já há muito tempo. 

Yôga é uma palavra que sempre me fascinou, embora eu não soubesse o seu significado. Hoje, além de outros significados, sei que significa união, integração. Significou, também, para mim uma mudança radical de vida e do meu modo de estar nela. 

Então, foi aí que começou o sonho. O sonho de formarmos um grupo de pessoas para avançarmos com uma turma de Yôga, de SwáSthya Yôga.

Contactámos o Clube de Pessoal, que prontamente se dispôs a ajudar-nos na divulgação e a subsidiar as aulas. Ótimo!

Começávamos bem. Soubemos de um espaço no centro da Amadora, em que o dono procurava alguém para dar aulas de Yôga. A Renata marcou uma entrevista e foi logo aceite. Começava, assim, a Obra. Temos espaço, temos praticantes, temos vontade, vamos em frente! 

Em outubro, começaram as aulas. Duas vezes por semana, em horário pós-laboral. Uma turma de meia dúzia de alunos entusiasmados e uma  professora dedicada e muito inspirada. Os alunos eram todos nossos colegas de trabalho, exceto dois, um dos quais o Bruno Amaral que teve e tem um papel decisivo na nossa história e que adiante contarei. 

Durante o tempo que ocupámos esse espaço, fizemos uma apresentação pública de coreografias de SwáSthya Yôga no Espaço Jovem, que foi gentilmente cedido para o efeito pela Câmara Municipal da Amadora. Correu muito bem com boa afluência de público e a Profª Renata Sena fez a sua primeira palestra. O êxito da apresentação deu-nos mais força para levar o nosso trabalho adiante. 

Um dia, estávamos nós com mais ou menos dois meses de aulas, no final de uma prática, ouve-se uma tímida vozinha lá ao fundo da sala, que perguntava: 

- Renata, como é que eu posso ser instrutor de Yôga?

- Bruno, tu queres ser instrutor de Yôga? - retorquiu a Renata com emoção na voz.

- Sim.

- Então, no final da aula vamos conversar. 

Conversaram e no dia seguinte fui convidada para fazer, também, a Formação Profissional. Foi dos melhores convites que me fizeram até hoje e continuo a agradecer a confiança depositada em mim. Aceitei e ficou decidido que todos os sábados à tarde nos encontraríamos para trabalhar. E, assim começou a...

 FORMAÇÃO PROFISSIONAL 

Éramos apenas dois formandos, mas a vontade de aprender e o entusiasmos eram enormes.  Foram tempos de sonho, de alegria e muita dedicação. Na época, ainda não havia vídeos com as aulas do Mestre DeRose, apenas uma brochura do que viria a ser o livro "Yôga, Mitos e Verdades" e o "Programa do Curso Básico".

A Prof.ª Renata estudava os temas em casa, apoiando-se em conhecimentos adquiridos em tempos idos e nos poucos livros que havia. No entanto, conseguiu passar-nos de uma maneira brilhante os conhecimentos do SwáSthya Yôga e o amor e admiração àquele que dedicou a vida ao estudo, codificação e divulgação do método: O Mestre DeRose. 

Eu e o Bruno fomos os primeiros formandos da Prof.ª Renata Sena e ainda hoje nos tratamos por "companheiros de carteira". Na época, eu tinha 38 anos e ele 21. Por isso, nunca penses que é tarde ou cedo para começares algo que queres realmente para a tua vida. Todos temos os nossos momentos mágicos. Só temos de os agarrar a eles com coragem e determinação. 

O resto da história está contada na entrevista do dia 12 de maio, publicada no nosso Blog.


A seguir a nós, vieram muitos mais e que hoje dedicam a vida a ensinar nas suas Escolas, entretanto criadas, em ginásios, empresas e outros locais, levando assim esta belíssima filosofia prática de vida a muitas, muitas pessoas. São todos eles excelentes profissionais.

A foto acima foi tirada em Paris em 2005, aquando dum encontro internacional de Instrutores de SwáSthya Yôga com o Prof. DeRose.

Espero que esta "Inspiring Monday" te tenha inspirado a consolidar a certeza que estás no teu caminho certo ou a procurar qual o teu ou os teus propósitos de vida. Sim, porque podemos ter vários, dependendo das áreas em que atuamos.

Então, um dos meus propósitos de vida é ensinar e formar. Qual o teu? Conta-me tudo :) 

20 comentários:

  1. Que bom! Adorei! :) Eu não sei qual é o meu propósito de vida, talvez não tenha nenhum além de tentar ser o melhor ser humano que conseguir ser (apesar de todas as limitações). Enquanto estiver viva, desejo aproveitar cada dia o melhor possível. E sem dúvida que cada dia que passo consigo, com todos os colegas da formação, com todos os alunos, seja aulas, em formações, em cursos, ou simplesmente na conversa, é um dia de felicidade e aprendizagem preciosa.

    Além disso, há uma causa que sinto como muito urgente e que me é muito querida, que é a abolição do domínio dos seres humanos sobre os outros animais do nosso planeta. Tento o mais possível (e da melhor forma possível) alertar as pessoas que os animais não existem para que nos sirvamos deles, eles estão na Terra connosco e não para nós. E o Yôga ajudou-me a fazer uma ligação ainda mais profunda e poderosa com esse assunto, na sequência do preceito ético "ahimsa" e também em relação à parte do Tantra, da essência feminina e o poder espiritual da sexualidade, abriu-me os olhos para a forma como os humanos exploram a sexualidade dos animais fêmeas, abusando-as para lhes extrair leite, consumir os seus ovos e matar os seus bebés. Sinto que muito daquilo que importa fazer com a minha vida é dedicar-me a que isto possa deixar de ser uma realidade. :)

    Obrigada pela inspiração constante! E parabéns por tudo o que criou, pela sua escola, todos os instrutores que já formou e que continua a formar, por todos os sorrisos, toda a egrégora que existe graças a si e ao Zé Paulo também. <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Marta Cute 💖 já estás a fazer a diferença e a cumprir um dos teus propósitos. Parabéns 👍

      Eliminar
  2. E felizmente, um dia, o meu caminho cruzou-se com a Escola SwáSthya Yôga 5 de Outubro. Ali encontrei uma casa, uma família e também eu encontrei o meu propósito de vida <3

    Obrigada pela inspiração que é Professora. Obrigada por nos contar a sua aventura e permitir-nos acreditarmos que nós também podemos conseguir.

    SwáSthya :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizes nós por teres aparecido, boneca <3

      Eliminar
    2. Tão bom teres vindo ao nosso encontro 😍 obrigada por tb seres uma inspiração para nós. Beijinhos

      Eliminar
  3. Sem dúvida, muito inspirador! Adoro esta história. Porque é bonita e porque é a nossa história também. Sem esta inspiração não havia 5, e não estaríamos aqui todos juntos. Muito agradecida por isso.

    Obrigada, querida Mestre Zélia. É um prazer e um orgulho fazer parte desta casa. Sem dúvida que o seu trabalho nos ajuda diariamente a estar mais próximos dos nossos propósitos de vida. Obrigada a todos vocês também, que me inspiram a casa dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Linda Ines guerreira e poderosa 💖 tão bom estares connosco nesta caminhada de Amor e Respeito 🙏

      Eliminar
  4. Parabéns pela tua história. Sou testemunha dela e muito tens lutado para atingir o teu propósito. Escusado será dizer que um dos meus propósitos de vida passou a ser desde há muitos anos contribuir para que o teu se realize. Fico muito orgulhoso que mo deixes fazer ;-)...

    ResponderEliminar
  5. Querido Ego Mentis, que unicum est,sem ti nada disto seria possível. A minha gratidão e amor por ti são eternos 💖

    ResponderEliminar
  6. Identifico-me muito com esta história, finalmente sinto que estou a fazer aquilo que devia fazer, aquilo que me faz feliz e que pode proporcionar tanta felicidade aos demais. Ainda bem que estamos juntos ;) beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Esta história para além de ser inspiradora e motivadora é realmente um grande marco histórico para a nossa escola, onde tudo começou um grande sonho que se tornou realidade e que se tornou o sonho de muitos instrutores pela querida Mestre Zélia formados. Muito orgulho de fazer parte, obrigada pelos vossos esforços e pela persistência. Obrigada por todas as aulas, ensinamentos, partilhas amizade. Sinto me muito feliz por fazer parte da formação profissional e ter oportunidade de concluir um sonho que tinha ficado pendente. Na altura tinha 28, agora com 38 como a Mestre Zélia quando iniciou. O meu propósito de vida é tornar-me a melhor versão de mim mesma e acrescentar valor na vida das outras pessoas. Os meus modelos a seguir sem dúvida Mestre Zélia e Professor Hugo de Sousa, duas grandes inspirações. E claro não esquecendo o Ego Mentis sempre a inspirar e a motivar coreografias. Obrigado de coração 😊❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Cláudia é uma felicidade ter-te novamente connosco ❤️
      És uma inspiração para nós. Beijinhos doces

      Eliminar
  8. Que história bonita:)

    O meu?
    Cuidar dos outros!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que bem que tu cuidas, minha querida cuidadora 💙

      Eliminar