quinta-feira, 6 de maio de 2021

THURSDAY CHALLENGE DE NÃO AGRESSÃO

Bom dia!!

Bem vindos à nossa Thursday Challenge!!

Esta semana o desafio vai de encontro a mais uma proscrição ética do Yôga (YAMA*).

O primeiro YAMA, AHÍMSA, não agressão, automaticamente remete-nos para a agressão física, para com os outros seres vivos e por vezes passa-nos despercebido que também nos agredimos a nós mesmos, não fisicamente, mas sim no plano mental e muitas vezes de forma inconsciente através do nosso diálogo interno quando este é negativo, aquela voz interior, que insiste em deixar-nos mais desmotivados assim que tem a mais breve oportunidade.

Pois bem, agressão e auto-agressão não são connosco!

Neste sentido a proposta que trago esta semana é minimizar este diálogo interno negativo, tomando consciência dele e transformando-o conscientemente num diálogo mais positivo, enriquecedor e que nos permita sermos verdadeiros connosco próprios e evoluir como seres humanos.

Como?

Por exemplo, desta forma:

- Assim que se aperceberem, parem, fechem os olhos e respirem fundo, mas mesmo fundo, encham plenamente os pulmões desde a parte baixa à parte alta e concentrem-se apenas nisso.

- Pensem em algo que vos faz sentir orgulhosos de vocês mesmos, algo que vos faz sentir imensamente feliz.

- Com tempo e interiorização, vamos conquistando este poder de perceber, parar e ultrapassar este diálogo destrutivo e tóxico e substitui-lo por pensamentos que nos motivam a ser mais e melhor.

 


Relembrando: YAMAS- proscrições, normas éticas que nos indicam como nos devemos relacionar com o universo e mais precisamente aquilo que não devemos fazer.

 

E é este o desafio de auto-superação desta semana!

De que formas costumam vocês ultrapassar estes momentos?

 

Se quiserem saber mais sobre a ética yôgín e como ingressar nesta filosofia de vida que é o SwáSthya Yôga, podem entrar em contacto através do email: geral@yoga5deoutubro.org

 

Thursday Challenge by Ana Moutinho

4 comentários:

  1. Uau! Que desafio! Obrigada Ana!
    Quando me sinto mais negativa comigo mesma, o melhor é mesmo ir dar um passeio no campo, no jardim, ou mesmo onde for. Andar e apanhar ar ajuda-me bastante. Mas vou experimentar o desafio, fazer uma respiração e uma mentalização positiva, pode ser que resulte, e dá jeito quando o tempo está mau e não convida ao passeio xD

    ResponderEliminar
  2. Só bons conselhos. Ibrigada Ana 🙏

    ResponderEliminar
  3. Um pouco como a Marta, costumo arrumar os pensamentos negativos e agarrar na Goji e ir dar um passeio pelo bairro, ver árvores, pessoas e casas bonitas enquanto oiço música ou um podcast para arejar as ideias. A respiração e mentalização é interiorização de um diálogo mais positivo faz todo o sentido. Que sejamos todos mais focados naquilo que nos faz bem. Obrigada Ana 🤗

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Ana! É mesmo isto. É possível reprogramarmo-nos para sermos cada vez mais felizes. Começamos hoje, vamos!

    ResponderEliminar