sexta-feira, 21 de maio de 2021

BRIGHT FRIDAYS

 O Yôga fora do Tapete


Após a semana de comemoração dos 19 anos da nossa Escola, regresso para vos  falar da brilhante sexta-feira que a maravilhosa aluna graduada Inês Guerra nos trouxe, com o tema "o Yôga fora do tapete". 

A vivência na sala de prática, no tapete, é apenas uma pequena parte, como que uma ignição, da dimensão que o yôga adquire no praticante, ao longo do seu dia, ao longo da sua vida. 

A parte das técnicas corporais (ásana) é a componente da prática que se sente mais imediata e facilmente, que se vê, que se compreende como actua a nível físico.

Mas quem pratica yôga por mais algum tempo (e às vezes não é preciso muito), percebe que há muito mais: os caminhos para o auto-conhecimento, a incorporação de práticas e comportamentos saudáveis na sua vida (alimentação, kriyás, pranáyáma, yamas e niyamas, etc), maior consciência e empatia para com os outros, entre muitas outras coisas.

Ao dedicar-se à sua prática e ao evoluir em técnicas mais avançadas, o yôgin supera-se, não apenas como indivíduo, mas como ser consciente, universal, alcançando a capacidade de transcender a condição humana e encontrar a essência da própria vida. Isto acontece através da consciência das sete dimensões do corpo, e da forma como elas se interligam e coexistem simultaneamente.

“Nós não somos seres humanos a viver uma experiência espiritual. Somos seres espirituais a viver uma experiência humana.” Pierre Teilhard de Chardin



Ilustração de Inês Guerra, que mostra as 7 dimensões do corpo (7 corpos)


Sobre o tema das dimensões do corpo, recomendo a leitura do livro "Corpos do Homem, Planos do Universo" do Mestre DeRose, também incluído no Tratado de Yôga (a partir da pág 665).


E a vocês, o que é que o Yôga vos tem trazido fora do tapete? Deixem abaixo nos comentários. :) Obrigada! 





5 comentários:

  1. Obrigada, querida Marta! Maravilhosa és tu!

    ResponderEliminar
  2. Mais um belo "resumo"! 🤗
    Hoje em dia sinto que transporto muitas as vivências da minha prática no tapete, para fora do tapete! A respiração, a resiliência em momentos de tensão, o foco nos meus objectivos e a consciência do que me faz bem, um maior autoconhecimento... 💖

    ResponderEliminar
  3. O verdadeiro Yôga é feito dentro e fora do tapete ❤️ muito bom, o texto!

    ResponderEliminar
  4. O Yôga trouxe-me de regresso a Casa, à minha essência. Colocou-me no caminho ao qual me entrego de corpo e alma. Trouxe-me vocês, trouxe-me a mim. Mais auto-conhecimento, mais consciência, mais "viagens internas", e descobertas! Querer aprender mais. Aqui sou feliz!

    ResponderEliminar
  5. Muito bom o resumo. Já tive oportunidade de ver a gravação da BF da Inês Guerra e adorei. Para mim o yôga traz-me uma forma diferente de ver o movimento e a própria fisiologia do corpo e transportar isso para a minha profissão. Antes via tudo apenas com uma lente e agora vejo melhor 😄😄😄🤣

    ResponderEliminar