segunda-feira, 29 de março de 2021

INSPIRING MONDAYS

YÔGA É UMA FILOSOFIA PRÁTICA DE VIDA

É verdade! Yôga é uma filosofia prática de vida e, se o é, abarca tudo aquilo que nós fazemos, pensamos e sentimos.
No entanto, não é fácil estar sempre no "estado de alma de Yôga". E, não é fácil porque é precisamente "um estado de alma" e esta alma é uma marota que nos prega partidas quando menos esperamos.
Quando espreita no nosso coração uma egotitezinha, uma emoção mal resolvida, um pensamento de julgamento do outro, a vontade de que os outros sejam e ajam como nós, um ciúme, uma inveja... todas essas pedrinhas que encalham na nossa engrenagem e que nos puxam para baixo, talvez para traumas e situações mal resolvidas nas nossas vidas.
E, agora, o que fazer? O que fazer quando isto acontece? 

Primeiro identificar que estamos nesse "estado de alma" maroto e que nos impede de ter leveza no coração e mente limpa. Depois, racionalizar, entender, perceber o porquê e procurar relativizar. Em seguida agir. 
OK! Isso é fácil de dizer, mas agir como?
Se foi alguém que nos magoou, conversar com essa pessoa ou entender o porquê da ação da pessoa. Se não foi nada de especial ou apenas um acumular de situações o melhor é fazer uma caminhada, libertar endorfinas, ouvir música, dançar, ler, escrever, falar com amigos e/ou mergulhar na nossa caixinha dos tesouros, melhor dizendo, as nossas melhoras memórias e recordações. Lá vamos buscar toda a força que precisamos.

A minha caixinha dos tesouros cheira a jasmim e a rosas, tem malmequeres e papoilas do campo, tem incenso, canela e cravinho, temperada com sândalo e patchouli, tem nela todos os que amo e me amam... Quando a abro e mergulho nela tudo faz sentido, tudo é perdoado, tudo é compreendido e o Amor surge em mim através de um alento profundo que se espelha num sorriso nos lábios... como neste momento, como agora em que escrevo estas linhas! 
Hoje quero deixar-vos este poema para se deliciarem:

Num caminho de palavras conhecemo-nos,
Num caminho de palavras alegrámo-nos,
Num caminho de abraços esboçámos sorrisos,
Num caminho de conquistas viajámos,
Num caminho atribulado vimos água cristalina com cor de esperança,
Juntos caminhamos, juntos somos felizes, sempre de mãos dadas, a conversar,
Brincando ao jogo de palavras entre amigos.

E é assim que nós vivemos e convivemos na nossa Escola, é assim que caminhamos juntos nesta jornada de autoconhecimento e de outrémconhecimento. 

Desejo uma Inspiring Monday para todos nós e uma semana cheia de momentos deliciosos :)

Não te esqueças de nos visitar, todos os dias temos conteúdos diferentes no Blog Fivelosophy para que te possas inspirar e inspirar os outros, porque assim é que a vida tem piada! Ah e comenta à vontade porque nós gostamos de saber o que pensas.

Beijinhos e até à próxima segunda-feira. 

Texto: Zélia Couto e Santos
Poema: Marta Campos

14 comentários:

  1. Sempre pontual! Parabéns por mais um belo texto, minha querida. E parabéns à Marta Campos pelo poema!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado querida Mestre Zélia, mais uma inspiração para o início da semana :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito. Aprender a reencontrar a leveza nesses momentos "marotos" é necessário, mais do que nunca para mim.
    Obrigada pela inspiração e pela partilha do poema lindão 😊
    B o a S e m a n a 💕

    ResponderEliminar
  4. É justo o que precisaba para empezar a semana! :-) Obrigada. Vou mergulhar na minha caixinha dos tesoros para encontar leveza na minha alma. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela inspiração de hoje. 💖

    ResponderEliminar
  6. Inspiração para uma semana com mais estado de alma de Yôga, crianças em casa novamente, bem vou precisar! Obrigada Querida Zélia ;)

    ResponderEliminar
  7. Uma reflexão maravilhosa para iniciar a semana com mais alegria e empenho para fazer do Yôga que praticamos uma filosofia prática de vida. 🙏❣️

    ResponderEliminar
  8. Pois é, quando surgem as pedrinhas, surgem os desafios... os caminhos... obrigada por este texto. Um dia hei-de chegar a essa sabedoria de gerir as emoções e recentrar-me. Gosto de ficar comigo, na minha concha que é a minha caixinha!

    ResponderEliminar
  9. Emoções, a que nos leva ;)..mas sem elas éramos uns robots..Obrigada pelo texto e boa semana!

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pelo texto.
    Gostei tanto do conteudo da caixinha.
    Beijinhos
    Rita

    ResponderEliminar
  11. Que lindo texto! É leve, mas contém tudo o precisamos saber; colocar em prática no nosso dia a dia. Nem sempre é fácil, mas são momentos de reflexão como este que nos ajudam a caminhar na direção certa. Obrigada Mestre Zélia. Um beijinho!

    ResponderEliminar
  12. Obrigada querida Zélia pelas tuas palavras confortantes obrigada também por encaminhares a nossa mente para o melhor de nós. Amei ❤️ Marta parabéns pelo poema está lindo 😍 boa semana para todos

    ResponderEliminar
  13. Obrigada pelo texto inspirador e acima de tudo por estar sempre ao nosso lado.

    ResponderEliminar