domingo, 26 de dezembro de 2021

New Year New Challenges

Olá a todos!

Estamos mesmo a chegar ao fim de mais um ano e um novo ano cheio de oportunidade aproxima-se.

Este ano que passou foi cheio de desafios e contratempos que, por vezes, não nos permitiram chegar tão longe quanto queríamos, mas mesmo assim, com muita resiliência e adaptações fomos seguindo em frente e construindo caminho para alcançar os nossos objetivos e sonhos.

Com o final de mais um ano a aproximar-se é importante fazer um balanço do ano que está a acabar, uma introspeção e autoanálise do que fizemos bem e menos bem, de como agimos perante as situações e pessoas que nos rodeiam e principalmente de como podemos utilizar esta análise para a nossa evolução pessoal e autoconhecimento, afinal de contas, atingir o autoconhecimento é um dos grandes objetivos do Yôga.

E esta autoanálise é em si só um desafio que requer coragem, autoestudo (Swádhyáya)*, autoentrega (Íshwara pranidhána)* para assim conseguirmos autosuperar-nos (Tápas)*

Desafio-vos a fazerem esta análise em retrospectiva para perceberem alguns pontos que vos ajudarão a definir objetivos para o novo ano que está mesmo aí a chegar:

- Quais foram os momentos ou situações que tiveram mais impacto? Porquê? O que significaram? Como reagiram perante as situações?

        -> Reflitam sobre isso e escrevam as aprendizagens que retiraram dessas situações, e tomem consciência do que fizeram para aprender e auto superarem-se;

- Rever e analisar hábitos: permitindo-nos descobrir que somos dependentes de alguns hábitos que não são saudáveis para nós;

- Em quê/quem têm investido tempo? Atividades/ ocupações/ egrégoras que vos enriquecem versus os que não acrescentam nada e que precisam de investir menos ou mesmo deixar de investir tempo;

- Quem era eu e quem sou eu agora? 

        -> Pensem na pessoa que eram no início do ano e em quem são agora.               

       -> Reconheçam as vossas vitórias, sintam-se gratos e orgulhosos. embora o ano tenha sido de altos e baixo de certeza que valeu a pena percorrer esse caminho para chegarem onde estão.


Com esta análise feita é o momento de traçar o caminho para o novo ano, aqui ficam algumas dicas:

- Que experiências gostariam de viver?

- O que gostariam de aprender/desenvolver? Em que áreas querem investir tempo ao longo do próximo ano, e em que vos vai acrescentar valor? 

- Mudar hábitos: selecionem um hábito que queiram deixar ou um que queiram adquirir durante o próximo ano. Escrevam os passos e a rotina que têm de fazer para o adquirir ou deixar, assim como estratégias para se recordarem, e lembrem-se de se recompensarem à medida que o hábito vai sendo adquirido.


Boas Reflexões!


Juntos e com muito Swásthya vamos iniciar a subida dos degraus do próximo ano! 

Que belo desafio que vai ser!




Se querem saber mais sobre esta filosofia de vida que é o SwáSthya Yôga, podem entrar em contacto através do email: geral@yoga5deoutubro.org



Nota 1: *Niyamas- Normas éticas do Yôga

Nota 2: Material de apoio: Reflection Booklet 2020 Edition By: Hugo Pereira


By: Ana Moutinho

2 comentários:

  1. Querida Ana, que excelente reflexão de final de ano e que desafios poderosos lançaste aqui.
    Ao longo deste ano, foi um prazer ver a tua evolução como pessoa e como praticante de SwáSthya Yôga. És um bom exemplo de alguém que aceitou e superou desafios. Parabéns e venha 2022 com muitos degraus para subirmos :)
    Beijinhos...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada professora, pelas palavras e por tudo!♥️

    ResponderEliminar