quinta-feira, 8 de julho de 2021

Thursday Challenge Reeducação respiratória

Olá!

Já tinham saudades de um novo desafio? Aposto que sim, por isso vamos lá!

E começamos a respirar! Sim, leram bem, a respirar. Já falámos sobre a respiração noutras ocasiões, hoje vamos aprofundar um bocadinho.

 Parem uns segundos para perceberem que estão a respirar. No dia a dia nem nos apercebemos desta nossa função vital pois é automática, mas pode ser controlada, reeducada e melhorada!

Já perceberam a vossa respiração? Então foquem-se no movimento do vosso corpo ao respirarem, que partes se movem? O peito? O abdómen?

Depois de perceberem isso, ao inspirar levem o ar somente para a parte baixa dos pulmões expandindo o abdómen. Então o ar entra e o abdómen expande, o ar sai e o abdómen contrai naturalmente. Continuem, lenta e profundamente apreciando e percebendo cada fase da respiração e o movimento do corpo.

 E porque começar por levar o ar para a parte baixa dos pulmões quando a maioria das pessoas respira elevando o "peito", que é a parte alta destes?

Porque a respiração abdominal constitui 60% da nossa capacidade pulmonar e a alta apenas 10% sendo por si só uma respiração superficial . Desta forma, ao fazermos a reeducação respiratória vai resultar numa melhor e maior oxigenação de todas as celulas do nosso corpo.

Respirar pela parte alta do peito, está também associado a estados de nervosismo, angústia e stresse em demasia, fazendo-nos respirar de forma mais ofegante pois não estamos a suprir o nosso corpo com o oxigénio necessário para enfrentar esse estado emocional. 

Respirando pela parte baixa dos pulmões permite-nos não só fornecer mais oxigénio ao organismo mas também reduzir essa estados negativos, acalmando-nos uma vez que desencadeia estados de serenidade e realização pessoal. Esta é também a respiração que adotamos, sem saber, quando estamos a dormir ou a descansar. Devemos de forma consciente usá-la no nosso dia a dia para aumentarmos a nossa capacidade pulmunar.

Para vos ajudar a perceber o movimento do abdómen, podem colocar as mãos na barriga uma em frente à outra com os dedos medios a tocarem-se para sentirem que estes se unem e afastam com a respiração.

Podem ficar sentados ou em pé  com as costas direitas ou então deitados.

Respirem e aproveitem este momento de auto-conhecimento.

E já sabem: contem-nos como se sentiram! 

É bom respirar não é?

Se quiserem saber mais sobre reeducação  respiratória e como ingressar nesta filosofia de vida que é o SwáSthya Yôga, podem entrar em contacto através do email: geral@yoga5deoutubro.org



Thursday Challenge by Ana Moutinho


3 comentários:

  1. Que ótima maneira de começar o dia, a respirar de forma completa e consciente 😉 muito obrigada Ana, este desafio é maravilhoso, principalmente para acalmar o ânimo com os exames de formação à porta 😅😅😅

    ResponderEliminar
  2. É bom respirar e precisa-se como diz a Ana Cláudia.! 😅💪👍

    ResponderEliminar
  3. Sabe tão bem respirar com consciência 💚❤️🧡

    ResponderEliminar