segunda-feira, 18 de outubro de 2021

INSPIRING MONDAYS - Gravidez e Yôga: uma parceria perfeita!



Nesta Inspiring Monday, convidei a nossa querida Instrutora Andréa Conceição para nos contar como a sua vida mudou desde que entrou na nossa Escola em 2017. Ela é, para mim, um orgulho, um exemplo de dedicação, humildade e sabedoria. Deliciem-se com este texto 💓
Zélia Couto e Santos


"Olá!


O meu nome é Andréa Conceição e sou Instrutora de SwáSthya Yôga desde novembro 2019. Formada pela Escola SwáSthya Yôga 5 de Outubro, continuo na Formação Profissional de Instrutores, monitorada pela Professora e Mestre Zélia Couto e Santos, com o intuito de aprender, evoluir e aprofundar cada vez mais o meu conhecimento, melhorar a minha qualidade de vida e levar tudo o que posso àqueles que se possam também identificar com esta Filosofia Ancestral que tanto me fascina!

Há pouco mais de ano e meio, a pandemia veio colocar a humanidade à prova e no meu caso, permitiu lançar-me na minha nova profissão com calma e, passo-a-passo, construir o futuro que eu ansiava: ser independente e fazer aquilo que me faz feliz. Ter tempo para mim e para os meus. Partilhar os meus dias com pessoas que me inspiram e principalmente, todos os dias acordar com vontade e entusiasmo para o dia que se apresenta, com a missão de levar aos outros ferramentas para que eles também possam viver uma vida mais plena e feliz.


O que não esperava, era a volta que a minha vida se preparava para dar pouco tempo depois…

Acredito profundamente que TUDO acontece no momento certo, pelos motivos certos, com as pessoas certas! Embarquei na aventura mais maravilhosa da Humanidade e há quase 8 meses que mergulho diariamente no mundo da maternidade. Um mundo que, para ser honesta, sempre me fascinou, mas com o qual não contava, pelo menos para já, e que me levou a mudar de vida, mais uma vez.

Após 9 anos de vida em Lisboa, regresso à terra, regresso ao sossego e às paisagens do Alentejo. Desta vez, com uma bagagem bem maior, cheia de memórias e recordações. Uma bagagem cheia de aprendizagem que quero agora partilhar com quem vive nas planícies Alentejanas e dar a conhecer ainda mais o SwáSthya Yôga!

O Yôga, sendo uma filosofia prática de vida, teve uma impacto enorme na forma como lidei com toda esta mudança que não foi fácil, principalmente a nível emocional. Foram, sem dúvida, tempos de autossuperação a vários níveis. Tempos em que senti, mais do que nunca, a necessidade de mergulhar naquilo de que falo tantas vezes nas minhas aulas, o meu “Universo Interno”. Conectar-me ainda mais ao meu Self, à minha intuição. Confiar no que o Universo preparava para mim e entregar-me.

Afinal… tudo acontece no momento certo, pelos motivos certos, com as pessoas certas!

Ao longo destes meses, a minha prática de Yôga esteve ainda mais presente diariamente, fosse logo pela manhã, fosse mais à noite. Senti ainda mais necessidade de sentar, parar, escutar, respirar…


Com o passar do tempo, senti que o corpo se transformava de tal forma que já não era possível executar esta ou aquela técnica corporal e na verdade, aquilo que me “assustava” no início da gravidez, passou a ser fascinante. É incrível o poder de adaptação do nosso corpo, da nossa mente, das nossas emoções. É incrível a força da natureza e a forma tão bonita como tudo está interligado!

Hoje, a minha prática está muito diferente de há alguns meses. Enquanto procurava trabalhar mais técnicas corporais e coreografia, dou por mim a vivenciar ainda mais estes momentos só meus, que dedico muito mais à minha respiração, à concentração, meditação. Procuro cuidar não só do corpo físico, mas também das emoções e da mente. Afinal, o que procuramos é “uma mente sã, num corpo são”. :)

Ser Instrutora a tempo inteiro há cerca de uma ano e meio, sem dúvida alguma, que me ajudou neste processo de mudança, aceitação e de autossuperação. Dou por mim a aplicar muito mais na minha vida tudo aquilo que transmito aos outros, e ter a consciência disso deixa-me ainda mais feliz.

Neste momento, já não estou a dar aulas, uma vez que já estou na reta final desta aventura maravilhosa que é a gravidez, e preparo-me agora para abraçar um futuro bem diferente da minha realidade, mas que aguardo com muito carinho.

Aprendi neste tempo a dedicar-me mais a mim própria e deixar que os outros possam guiar-me nas suas práticas também, e isso é fabuloso. Todo Instrutor ou Professor é um eterno aluno e este é o momento de me deixar levar pela mestria e excelência profissional dos meus colegas e amigos, Professores e Instrutores da Escola SwáSthya Yôga 5 de Outubro!

Agradeço a todas as pessoas que me têm acompanhado nos últimos meses, e a todas aquelas que se cruzaram comigo desde o dia em que entrei na Escola pela primeira vez!

Até ao meu regresso enquanto Instrutora, espero encontrar-vos nos vossos quadradinhos para que juntos possamos continuar a fortalecer a União, a força da nossa egrégora e juntos continuarmos a vocalizar o nome do mantra que nos une, o nome da nossa filosofia, SwáSthya!

Até já!

Com amor,

Andréa Conceição"





14 comentários:

  1. Querida Professora e Mestre, obrigada! É um gosto enorme caminhar convosco e fazer parte desta família da 5 <3 Agradeço a confiança, o apoio e o carinho de sempre!

    SwáSthya <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andrea ❤️❤️❤️

      Eliminar
    2. Queria Andrea, és linda. E cada vez mais bonita. Muito feliz por ti e cheia de orgulho no teu caminho. Grata por estarmos juntas!

      Eliminar
  2. Tão bonita Andréa!
    Adorei ler a tua publicação 💖
    É um orgulho enorme assistir à tua evolução desde o início, na Escola, em todas as tuas facetas: colega/amiga/instrutora/futura mãe e sentir-me sempre, sempre muito inspirada.
    Obrigada 💓🌼🙏
    SwáSthya! 🤗

    ResponderEliminar
  3. Adorei a tua partilha :) Brilhas por dentro e por fora.
    Parabéns pela tua força, coragem e determinação. O Swásthya Yôga é tão adaptável e anda de mãos dadas com o momento que se vive.
    Vivências diferentes para cada ciclo de vida.
    A natureza é perfeita, e a tua prática dança com o ritmo da natureza!

    Até já querida :))))))

    ResponderEliminar
  4. Que maravilhoso testemunho! Obrigada por partilhares, Andréa, obrigada Professora Zélia. Que texto lindo e inspirador! E as fotos são 100% lindas! Adorei. Muitas felicidades Andréa! <3 :) Que sorte poder conhecer-te e aprender contigo. Que sorte fazer parte desta Escola e contar com os ensinamentos de toda a gente, e da nossa Mestre que nos guia. Opá, até fiquei comovida. <3

    ResponderEliminar
  5. Que excelente ideia e que bonito e inspirador texto!
    Obrigada pela partilha Andrea. Já te disse, mas volto a dizer-te: gosto muito de te ter como instrutora! Um grande beijinho e tudo de bom. Tu mereces ❤️

    ResponderEliminar
  6. Linda e inspiradora!😍🤗

    ResponderEliminar
  7. Profundamente linda!🙏🙏🙏🥰🤗

    ResponderEliminar
  8. Que lindo ser és!
    E que bondade espelhas em cada poro do teu ser!
    Maravilhosa Instrutora.
    Seres de Luz são raros e tu gerarás de certeza uma bela Yôginí.
    Semore juntas,querida♡
    Da tua eterna Mamacita!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns, querida Andréa❤️❤️❤️❤️❤️❤️
    Linda e sempre uma inspiração 😍

    ResponderEliminar
  10. Ao ler-te arrepio-me, ao ler-te oiço-te, ao ler-te agradeço pelo que nos une na distância física. Amizade. Um encontro na Escola, braços sempre abertos como o teu sorriso, a tua dedicação, a tua entrega. É lindo acompanhar-te. É linda a nossa ligação que não tem medida nenhuma, só intensidade. És autêntica, e como uma índia de longas tranças e espírito selvagem, danças na tribo do SwáSthya ou nas montanhas Suiças. E assim nos conectamos a toda a hora, com a amizade que é o amor que nos une.
    A Matilde escolheu bem, e no tempo certo, tal como a nossa essência e consciência criam no universo os presentes mais bonitos para nos serem, mais uma vez no tempo certo, oferecidos. Um beijo e abraço dos nossos!💞✨

    ResponderEliminar