segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Se há algo de que eu sempre gostei, foi...

Se há algo de que eu sempre gostei, foi ensinar...


Só descobri isso na idade adulta, embora quando era pequena gostasse muito de ensinar a minha mãe e o meu irmão a fazerem ginástica.

Eu andava na ginástica rítmica na Associação Académica da Amadora e adorava juntá-los no corredor da nossa casa e pô-los a fazer os exercícios que eu tinha aprendido. Acho que esse foi o primeiro sinal na minha vida.

Depois, a vida foi correndo ao sabor das circunstâncias até descobrir o Yôga! Yôga, Yôga, Yôga uma palavra que sempre me fascinou por ser misteriosa e bela, ao mesmo tempo...

Quando iniciei a minha Formação de Instrutora de SwáSthya Yôga e comecei a dar aulas, soube ser para isto que estava fadada. E ainda bem, porque descobri e abracei o meu propósito de vida.

Propósito de vida é um conceito do qual não se falava há 25 anos e fico feliz por hoje ser um tema tão atual.

Quero partilhar com vocês o que escrevi no meu diário em 9-6-1990, há 3 décadas atrás. É bom escrever no diário, porque conseguimos perceber a nossa evolução, as nossas conquistas e ao mesmo tempo os nossos anseios de antão.

"Tenho tanta pena de não ter nenhum dote artístico ou ter um interesse muito forte por algo. O meu trabalho não me realiza. Não me sinto a produzir, a fazer algo pela Humanidade, pelo planeta ou por qualquer outra coisa. O Zé Paulo tem sorte, porque tem a música.

Desde há 6 meses que estou inserida num grupo de teatro amador. Somos só 4 raparigas a representar e a professora também é amadora. É giro, dá para passar o tempo, mas também não me vejo a abraçar a causa do teatro. 

Gostava de cantar, mas não tenho fôlego, gostava de dançar, mas sou pesadona. Enfim, não sou nenhuma Madonna e ainda bem.

Só queria arranjar uma maneira de fazer desaparecer a angústia que, frequentemente, me assalta. E, ainda por cima, não sei o que me angustia. Tenho uma boa vida. Tenho 2 filhos maravilhosos que eu adoro, um marido fantástico e um bom emprego. Só não me sinto em paz comigo própria." 

Olhando para estas linhas, hoje eu sei, que me faltava descobrir o meu propósito de vida e nesta descoberta de Professora de Yôga que levo há 25 anos descobri que desenvolvi o meu fôlego com os pránáyámas (respiratórios) e que vocalizo mantras afinados que me dão uma grande satisfação.

Também descobri que afinal não sou pesada e que as coreografias brotam leve, levemente do meu corpo e Ser. Descobri tanto, mas tanto que o Yôga me deu e continua a dar. É uma fonte inesgotável.

Descobri que o melhor do mundo é o autoconhecimento, o aceitarmo-nos a nós próprias e ser feliz contribuindo para a felicidade dos outros. A minha modesta contribuição é através do ensino e sou muito feliz quando estou no palco a dar o melhor de mim. Ah, afinal também entro num palco!

Faço votos de que também tu descubras o teu propósito de vida e, se já o descobriste, lembra-te que há três motores que precisam estar alinhados, afinados e sempre a funcionar.

São eles: trabalho, persistência e confiança.



E, pronto, é com estes pensamentos que inicio o mês de setembro. Feliz pelo regresso às aulas e por saber que estamos juntos neste propósito de vida :)

Deixo-vos com um vídeo, de uma coreografia improvisada, que fiz com 62 anos. A música é de Zé Paulo Santos e o título é "Maha Shaktí". E, não sendo nenhuma Madonna, estou muito feliz por a ter dançado ehehehe 

Queres saber mais sobre o SwáSthya Yôga e a nossa Escola?

Fácil! Contacta-nos :)

@zeliadesousacs

geral@yoga5deoutubro.org


12 comentários:

  1. Que boa partilha, e esses trechos dos diários.... imagino a sensação ao relê-los :) e a retrospetiva que fazemos das nossas vidas?
    Zélinha esta partilha caiu me como uma luva, identifiquei-me imenso. Obrigada!
    Realmente o Yôga, Yôga, Yôga Yôga, essa fonte inesgotável de felicidade e aprendizagem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Rita, a nossa vida é recheada de aprendizagens e crescimento.
      Graças ao Yôga, a nós e às pessoas que caminham lado a lado connosco.
      O Yôga é muito lindo, mas sem as pessoas nada acontece.
      Obrigada pelo teu comentário 🙏

      Eliminar
  2. Que bonito texto, faz-nos pensar que estamos sempre a tempo de propósito de vida.
    Obrigada pela partilha.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Mas que linda querida Mestre Zélia. Para mim sempre foi uma grande inspiração e não conseguiria imaginar o Swásthya Yôga sem o seu cunho. 😊🤩😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha Cláudia ❣️ Tão bom ter-te connosco 💖

      Eliminar
  4. Que sorte que tenho em estar do lado de quem aplaude, aprende e se inspira diariamente com a Mahá Shaktí que é a nossa Mestre Zélinha!!!!
    Lindo post, já tinha saudades das inspiring Monday's 💓 obrigada.
    E como adoro o mês de Setembro, é como celebrar um novo ano...
    Que venha ele pleno de SwáSthya 🕉️💪🙌🎉💕

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha intrépida inspiradora 💕 é semore tão bom estar contigo. Beijinhos doces

      Eliminar
  5. Simplesmente um OBRIGADA mesmo 🙏❤
    Susana

    ResponderEliminar
  6. Que texto inspirador! Obrigada professora Zélia! Realmente onde somos felizes ficamos ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade minha Rosa 💖 obrigada por estares ao meu lado 🙏

      Eliminar